
Jornal dinamarquês pede desculpas por publicar
charges sobre Maomé

28/02/2010

O jornal dinamarquês Politiken chegou a um acordo com os descendentes do profeta Maomé, desculpando-se pela ofensa
causada pelas caricaturas de Maomé republicadas pelo jornal. Nem todos os políticos na Dinamarca apoiam a atitude. A
informação é do Spiegel Online, parceiro da publicação.

O Politiken foi o primeiro jornal a fazer um acordo com os descendentes do profeta Maomé por conta da possível ofensa
que a publicação das charges sobre o profeta,em 2008, tenha causado aos muçulmanos. O acordo foi feito entre o jornal e
oito organizações que representam 94.923 descendentes do profeta Maomé, numa atitude que, segundo o editor-chefe do
Politiken Tøger Seidenfaden, mostra que o diálogo é o caminho a seguir.

“O acordo pensa no futuro e expressa visões muito sensíveis. Ele pode reduzir as tensões que se mostraram muito
resistentes. Isso nos dá esperanças de que as relações entre a Dinamarca e a sua mídia e o mundo muçulmano possam
melhorar”, diz Seidenfaden, acrescentando que não acredita que a atitude do jornal seja uma traição à liberdade de
expressão. Segundo o acordo, o Politiken não abriu mão de seu direito de publicar as charges e não se desculpou por tê-las
publicado, mas expressou seu arrependimento por alguns muçulmanos terem se sentido ofendidos.

O advogado Faisal Yamani, que participou do acordo representando os descendentes do profeta Maomé, diz que é um
bom acordo. “Trata-se de um bom acordo. Seria errado falar em vitória. Ambos os lados chegaram a um ponto em que
compreendem o contexto do que aconteceu. O Politiken foi corajoso em pedir desculpas, mesmo que não tenha sido sua
intenção ofender ninguém”, diz Yamani.

Vários políticos dinamarqueses condenaram a atitude. “É loucura. A mídia têm matérias ofensivas todos os dias. Este é o
significado da liberdade de expressão”, diz a líder social-democrata Helle Thorning-Schmidt. O líder do Partido Socialista
do Povo, Villy Søvndal, diz que “a liberdade de expressão não deve ser objeto de negociação”.

A líder do Partido do Povo da Dinamarca diz que ficou “sem palavras” para expressar o quão absurda é a situação. “É
profundamente constrangedor que Tøger Seidenfaden tenha vendido a liberdade de expressão da Dinamarca e do
Ocidente. Sou extremamente contra essa total rendição a essa doutrina”, diz Kjærsgaard.

Nem o primeiro-ministro nem o ministro de Exterior tiveram a oportunidade de comentar o assunto, mas o porta-voz
liberal Peter Christensen disse: “é estranho que o Politiken tenha sentido necessidade de se desculpar. Não vejo motivo
para pedir desculpas.”

Um mundo cheio de conflitos
O ex-presidente do partido Liberal e ex-ministro do Exterior Uffe Ellemann-Jensen considera positivo. “O jornal não
perde nada ao pedir desculpas. Num mundo cheio de conflitos, onde muitos se colocam numa situação intransigente, seria
bom ver mais tentativas como esta de atingir um entendimento comum”, diz Ellemann-Jensen.

Em agosto do ano passado, 11 jornais dinamarqueses foram contatados por Yamani, que pediu que as charges fossem
removidas de suas páginas na Internet, que a imprensa se desculpasse e que prometesse não publicar novamente as
charges em questão, ou outras.

O Politiken foi o único jornal que decidiu fazer um acordo, ao mesmo tempo evitando que os descendentes do profeta
Maomé tentassem processar o jornal. O Jyllands-Posten, jornal que primeiro publicou as caricaturas de Maomé, também
recebeu uma carta do advogado Yamani. Mas o jornal disse ao Politiken que não tem interesse em fazer um acordo que
envolva um pedido de desculpas.

O editor-chefe do Jyllands-Posten, Jørn Mikkelsen, diz que é lamentável que o Politiken tenha se dobrado, em vez de
manter a solidariedade com os outros jornais. “O Politiken traiu a luta pela liberdade de expressão. Eles desistiram e se
curvaram às ameaças. Isso, é claro, é uma desgraça”, disse Mikkelsen. 

Fonte: https://conjur.jumps.com.br/2010-fev-28/jornal-dinamarques-desculpas-publicar-charges-maome/

CONSULTOR JURÍDICO
www.conjur.com.br

Copyright © 2026 Consultor Jurídico

Página 1 28/02/2010


