e CONSULTOR JURIDICO

WWWw.conjur.com.br

Deputado Joado Paulo Cunha n&o deve ser indenizado
pelalstoE

O deputado federal Jodo Paulo Cunha (PT) n&o deve receber indenizaco da revista | StoE por causa da reportagem
intitulada"A verdadeiralistade Marcos Vaério", de novembro de 2005. O juiz Wilson Limada Silva, da8?Vara Civel
de Osasco (SP), negou o pedido de indenizago ao deputado em acdo contra arevista. A reportagem apontou gque ele
recebeu, de acordo com Marcos Vaério, R$ 200 mil no caso que ficou conhecido como Mensaldo do PT. Cabe recurso.

Insatisfeito com o valor publicado na noticia, o deputado foi a Justica pedir indenizagdo por danos morais. Segundo ele, o
valor que recebeu de Marcos Valério é de R$ 50 mil e ndo de R$ 200 mil como foi publicado. De acordo com a decisdo, o
préprio Marcos Valério teria corrigido o valor para baixo em declaracdo a Procuradoria-Geral da Republica.

Para o juiz, se espera'"responsabilidade dos meios de comunicacao, e isso compreende ser fiel aos fatos que se pds a
transmissdo. O que ndo lhes exige, até pelo seu tempo ser diferente, é investigacdo do tipo judiciaria: nestao fim é
reconhecer responsavel/culpado; naquela se contenta trazer a publico, quanto antes, o enredo e o0 suspeito. Formado esse
quadro, e seguindo este raciocinio, direito algum deve ser reconhecido".

Ele lembrou que, na época em que o0 esquemado Mensaldo do PT veio atona, o partido vivia um de seus piores
momentos. “ Sucessivos escandal os envolvendo seu pessoal e pessoas ligadas a ele vieram alume, e a magnitude de cada
um punha em xeque o que lhe eramais sagrado: a ética’.

Ele afirmou ainda: “instalada a desconfianca generalizada, e escandal os quase sempre envolvendo cifras, de pouco
impacto se o desvio, repasse, usurpagdo, foi de R$5 mil, R$ 50 mil ou R$ 500 mil. O que se cria no receptor da noticiaé a
idéia de que o beneficiado ndo € honesto e, em se tratando de exercicio de poderes delegados, agrega-se mais um adjetivo:
traidor”.

O juiz ressalta que conceder o direito de receber indenizago seria“premiar” o deputado mais umavez. “ Ademais, por
fal catruas no exercicio dafungdo, o parlamentar, e outros, foram denunciados pelo Procurador-Geral da Republica, por
desvio de quantia superior. De certa maneira, reconhecer o direito soa estranho (condutailicita como base para ganho de
causq). Parece premiar duas vezes, sem raz&o, quem o pede’.

Por isso, ele julgou improcedente o0 pedido e ainda determinou que o autor pague as custas e despesas processuais,
corrigidas do desembolso, mais honoréarios advocaticios de 15% cal culados sobre o valor da causa, atualizado do seu
ajuizamento.

Lela adecisdo

Vistos. JOAO PAULO CUNHA, deputado federal, intentou agdo indenizatdria contra a TRESEDITORIAL LTDA.,
responsavel pela RevistalST OE, decorréncia de publicac&o no dia 02 de novembro de 2005 na sua semanal, e veiculagéo,
de que se beneficiou do esquemaintitulado "mensalao", liderado pelo publicitario Marcos Valério, com aquantia de
R$200 mil, porém, trés meses antes (02.08.2005), em declaragéo perante a Procuradoria Geral da Republica, anexada aos
autos da CPI dos Correios, o cabeca se corrigiu informando que aimportancia transferida ao deputado era R$50 mil e ndo
R$ 200 mil, mesmo assim, e sem ouvi-lo, levou-se a publico a matéria mentirosa, o que |he causou ranhura a honra,
sobretudo por ser homem conhecido e pela expressivatiragem da revista (em torno de 410.000 exemplares), dai, faz jus a
reparacao correspondente, que ndo deve ficar aquém dos 240 salarios minimos.

Feitaa citagdo (fls. 63), a demandada se defendeu (fls. 65/87), e o fez colocando sob questionamento a formagédo da peca
inaugural, j& que se apresenta desacompanhada do exemplar darevista, além disso faz-se requerimento de publicacéo da
sentenga condenatéria sem se justificar arazdo e, ainda que superados estes vicios, nenhuma reparacéo |he deve carrear,
pois, ndo se excedeu na publicagdo, fazendo-a seguindo os fatos contidos na CPI, aiés, embora ndo se exija, tentou, antes,
contatar 0 autor, sobre quem, por sinal, recaia suspeita de se ter beneficiado de quantias superiores a da publicacéo.

A parte contrariafalou arespeito da contestacéo (fls. 292/307) e, na tentativa de conciliaco néo se obteve éxito (fls 324).
Relatados. D EC | D O. A despeito do interesse dos litigantes na producdo de outras provas, notadamente em audiéncia
(fls. 310/313), ndo se detecta esta necessidade, pois, 0 acervo existente revela suficiente para a entrega da prestacéo
jurisdicional.

Pagina 1 23/03/2010

Copyright © 2026 Consultor Juridico



e CONSULTOR JURIDICO

WWWw.conjur.com.br

A questdo posta a apreciacao se escora em publicagdo em revista semanal, portanto, aplicavel alei deimprensa (n.°
5250/67), de caréter especial. Nem por isso é de se considerar inquinada ainicial, seja porque veio acompanhada da
reportagem questionada (fls. 38/41), seja por ndo se exigir que justifique o pedido de publicagdo da eventual sentenca
condenatdria, dado que isso decorre dalei (art. 75).

Transposto isto, vem a andlise do cerne que envolve matéria jornalistica, contraaqual se volta o autor, tachando-a de
mendaz, pois, publicou-se que se beneficiou no esquema"mensaldo” de quantia de R$200 mil e ndo R$50 mil. Na época,
o PT, partido do deputado, vivia seus piores momentos. Sucessivos escandal os envolvendo seu pessoal e pessoas ligadas a
ele vieram alume, e a magnitude de cada um punha em xeque o que Ihe era mais sagrado: a ética.

Certamente pela sua grandeza e explosdo serial a divulgacdo foi ampla e demorada, sem se setorizar, ja que os variados
meios de comunicagdo destinaram ao assunto tempo e espaco. Nesse pipocamento de tramas e conchavos sempre se
esperavamais um, e inclusdo ou surgimento de novo personagem. Dito de outra maneira, sabia-se, pela divulgacdo, quem
estava envolvido; desconfiavam-se dos que ainda ndo estavam. Plausivel inferir que o sofrimento destes, muitos de
principios e brios, foi bem maior.

Instalada a desconfianga generalizada, e escandal os quase sempre envolvendo cifras, de pouco impacto se o desvio,
repasse, usurpagdo, foi de R$5 mil, R$50 mil ou R$500 mil. O que se cria no receptor da noticia é aidéiade que o
beneficiado ndo € honesto e, em se tratando de exercicio de poderes delegados, agrega-se mais um adjetivo: traidor.
Verdade que se espera responsabilidade dos meios de comunicacado, e isso compreende ser fiel aos fatos que se pbs a
transmissdo.

O que ndo Ihes exige, até pelo seu tempo ser diferente, é investigacdo do tipo judiciéria: nesta o fim é reconhecer
responsavel/culpado; naquela se contenta trazer a pablico, quanto antes, o enredo e o0 suspeito. Formado esse quadro, e
seguindo este raciocinio, direito algum deve ser reconhecido. Primeiro porque, andou-se falando que o repasse ao
deputado era de R$200 mil (fls. 121 e 128), inclusive o disse quem estava a testa do conluio (fls. 49); depois por ndo se
arrancar da matéria maldade e ma-fé de quem a publicou.

Ademais, por falcatruas no exercicio dafuncéo, o parlamentar — e outros — foram denunciados pelo Procurador-Geral da
Republica (fls. 137 e ss), por desvio de quantia superior (fls. 187). De certa maneira, reconhecer o direito soa estranho
(condutailicita como base para ganho de causa). Parece premiar duas vezes, sem razéo, quem o pede. Postas as coisas
dessa maneira, JULGA-SE IMPROCEDENTE a ag&o.

Condeno o vencido ao pagamento das custas e despesas processuais, corrigidas do desembolso, mais honorérios
advocaticios de 15% cal culados sobre o valor da causa, atualizado do seu ajuizamento. P.R.I.C. Osasco, 17 de mar¢o de
2010. WILSON LIMA DA SILVA Juiz de Direito

L eia areportagem publicada pelarevista | stoE:
A verdadeiralistade Marcos Vaério

Contabilidade do publicitério entregue a CPI complica ainda mais os mensaleiros. Eles receberam cifras maiores do que
as divulgadas

V asconcel os Quadros

Um buraco negro situado numa zona desconhecida do valerioduto sugou boa parte dos R$ 55,9 milhdes que o publicitario
Marcos Valério Fernandes de Souza disse ter tomado nos bancos BMG e Rural pararepassar ao PT e aos partidos da base
aliada do governo. Nas contas da CPl do Mensaldo deve passar de R$ 12 milhdes o volume desaparecido. O caso mais
complicado envolve o ex-deputado Vademar da Costa Neto, presidente do PL, que garante ndo ter recebido R$ 4,3
milhdes “ contabilizados’ pelo publicitario como recursos repassados a seu partido. Ou seja, alguém ai enganou alguém.

A nova lista apresentada por Marcos Valério 4 CPl na quinta-feira 27, aqual |STOE teve acesso, traz novidades. Embora
0 montante gire em torno dos mesmos R$ 55,9 milhdes, o publicitério diz ter recibos sobre os valores sacados, hd novos
nomes e a cota repassada a véarios parlamentares € maior do que se sabia. O deputado Jo&o Paulo Cunha (PT-SP), ex-
presidente da Camara, aparece como beneficiério de R$ 200 mil e ndo dos R$ 50 mil que inicialmente se divulgou.

Desde que seu nome surgiu entre os destinatérios do dinheiro de Marcos Valério, Jodo Paulo mudou as versdes sobre o
caso. Primeiro disse que sua mulher, Mércia, supostamente responsavel pelo sague de R$ 50 mil, havia estado no prédio

Pagina 2 23/03/2010

Copyright © 2026 Consultor Juridico



e CONSULTOR JURIDICO

WWWw.conjur.com.br

do Banco Rural paratratar de problemas domeésticos junto aumaempresade TV a cabo. Depois mudou, e admitiu que
Marcia havia sacado os R$ 50 mil destinados ao pagamento de gastos de campanhano ABC paulista. Em nenhum
momento ele admitiu, no entanto, que a cifratenha sido superior a R$ 50 mil, embora Simone Vasconcel 0s, a secretéaria de
Marcos Valério, jativesse feito referéncia aos R$ 200 mil a membros da CPI.

O ex-deputado Paulo Rocha (PT-PA), que renunciou afirmando que recebera

R$ 620 mil, aparece com um repasse de R$ 920 mil. A listatraz o nome de um

dos assessores do PT mais préximos ao ex-ministro José Dirceu na Casa Civil, Marcel o Sereno. Ele teria sacado parte dos
recursos que Marcos Valério repassou

a0 PT Nacional.

Fraternidade — Um irm&o do ex-tesoureiro do PT, identificado como Carlos, de Goiania, aparece como o beneficiario de
R$ 260 mil. O ex-presidente da Casa da Moeda, Manoel Severino dos Santos, que havia negado ter recebido repasse,
voltou alista como suposto beneficiario de exatos R$ 2.676.660,67. Um assessor do PT do Rio Grande do Sul, Marcelino
Pies, aparece recebendo R$ 1,2 milh&o.

“Talvez eu sgja 0 Unico a admitir que recebeu mais do que diz Marcos Valério”, afirmao ex-presidente do PT do Distrito
Federal, Vilmar Lacerda, que tem seu nome citado ao lado de uma cifra de R$ 235 mil. Ele afirma que recebeu R$ 381
mil, usados para pagar dividas de campanha. “ Tenho todos 0os documentos sobre a prestacéo de contas’, garante. A
diferenca, de R$ 146 mil, teriasido entregue por Delubio e por isso ndo aparece na contabilidade do publicitario. Os
outros citados na lista, procurados pela reportagem de | STOE por telefone, ndo retornaram aligacéo.

Ao fornecer uma lista mais detalhada e com recibos sobre os valores transferidos, Marcos Valério quer apresentar a conta
ao PT. Em desgraga desde que o escandal o estourou, o publicitario tem se queixado dafata de dinheiro. Mas, parase
livrar do suposto mico, conta apenas com o aval de Dellbio Soares, que ja sabiadalista e voltou a confirmar adivida. O
problema € que os recursos ingressaram no PT pelo caixa 2.

“O dinheiro tinha origem legal, mas entrava no PT como recursos ndo contabilizados. Eu assumo toda a responsabilidade
juridica pela operacao”, disse Deltbio a CPI. Ele ndo soube explicar como se entenderia com o Fisco ou como convencera
adirecéo de seu ex-partido — do qual foi expulso no dltimo fim de semana— a honrar o suposto compromisso. A confissao
do caixa 2 apenas explica o circuito de ilegalidade que o dinheiro percorreria.

Detodo o volume, o PT teriaficado com cerca de R$ 30 milhdes, o PL com R$ 12 milhdes, o PP com R$ 8 milhdes e o
PTB, do ex-deputado Roberto Jefferson, com R$ 4 milhdes. Poucos beneficiérios tém como demonstrar os supostos
gastos eleitorais. Como se ndo bastasse, ha discrepanciatambém entre a contabilidade de Marcos Valério e os valores que
os dirigentes dos partidos admitem ter recebido.

Incéndio — Colocado frente a frente com o ex-tesoureiro do PT, Delubio Soares, com Marcos Valério e Simone
Vasconcelos, Costa Neto insistiu: “ Recebi seis milhdes e meio.” DelUbio afirmou que autorizou a entrega de R$ 12
milhdes e Valério confirmou que, narealidade, foram repassados R$ 10,8 milhdes, devidamente contabilizados nas contas
de sua empresa. N&o ha conclusdo, ainda, sobre quem esta mentindo, mas ninguém tem ddvida que uma parte do dinheiro
sumiul.

A justificativa de que o dinheiro teria sido usado para pagar dividas do segundo turno da campanha presidencial em 2002
do PT e de seus aliados ouricou a oposi¢ao, que voltou ainsistir no impeachment de Lula.

O PT insiste que ndo ha nenhum fundamento e atribuiu aidéia ao desespero da oposi¢do, que ndo conseguiu comprovar a
tese de que 0 mensal&o teria sido organizado para comprar deputados da base aliada. Como ninguém sabe onde foi parar
parte dos R$ 55,9 milhdes, ganha corpo a suspeita de o dinheiro ter tido duplo destino: dividas de campanha e mesada a
parlamentares. “E uma hipétese. Mas so se o dinheiro foi repassado a parlamentares pel os partidos que receberam do
caixa 2, diz o senador Siba Machado (PT-AC).

Fonte: https://conjur.jumps.com.br/2010-mar-23/deputado-j oao-paul o-cunha-nao-indeni zado-istoe/

Pagina 3 23/03/2010

Copyright © 2026 Consultor Juridico



