e CONSULTOR JURIDICO

WWWw.conjur.com.br

Empresa citada de forma equivocada em reportagem
nao seraindenizada

27/02/2012

A 92 Cémara Civel do Tribunal de Justica do Rio Grande do Sul negou os pedidos de empresas citadas de forma
equivocada na reportagem daRBS-TV "A farra das didrias ndo acabou". Os desembargadores foram unanimes em
reconhecer que, apesar do equivoco, ndo houve abuso no direito de informar, nem mencao explicita de que as empresas
estavam envolvidas na"farra" — vereadores que faziam turismo com dinheiro publico. A decisdo é do dia 25 de janeiro.
Cabe recurso.

A RBS-TV, dfiliadaa Globo no RS, exibiu areportagem no dia 8 de fevereiro de 2009, durante o programa Teledomingo,
gue vai ao ar logo apds o Fantastico. Nela, o repdrter Giovani Grizzoti mostrou vereadores do interior galicho se
divertindo ao invés de assistir cursos e palestras fora de seu domicilio eleitoral — o que justificou a concessdo de didrias.

Durante o curso da reportagem, foram citados o I nstituto Gamma de Assessoria a Org&os Publicos e IGAM Corporativo
Cursos e Assessoria, como integrantes de uma "industria de cursos para vereadores'. A IGAM disse que teve amarca
associada a pratica de atos ilicitos, em nitida confuséo com outra empresa do setor, chamada | gepam, que foi areal
promotora dos cursos citados na reportagem. As empresas indicadas na reportagem foram a Justica buscar reparo moral,
material e aretratacdo da emissora, pelo abalo de imagem.

Citada, a emissora se defendeu com o argumento da garantia constitucional do acesso ainformacéo e liberdade de opinido
e pensamento. Disse gque se limitou a naoticiar acontecimento veridico sem nenhuma ofensa as autoras. Disse que somente
citou um dos autores como prestador de servicos e cursos.

Ojuiz de Direito Heréclito de OliveiraBrito, titular da 72 Vara Civel do Foro Central de Porto Alegre, afirmou que a
demanda gira em torno dailicitude, ou ndo, da publicacdo de imagem associada ao nome da empresa autora durante a
reportagem investigativa que apurou a continuidade de diérias pagas a vereadores para frequéncia a cursos, sem o devido
comparecimento.

No caso concreto, destacou o juiz, nada autoriza a reparagdo ou a retratacdo. Para o ele, nenhum erro foi cometido pelo
6rgédo de imprensa no decorrer da reportagem, a qual, nitidamente, teve o intuito de informar a opinido publica sobre o
fato de vereadores receberem diérias para frequentar tais cursos. Houve, apenas, uma citagdo errada por parte de um
vereador ouvido: ao invés de Igepam, falou em IGAM.

Além disso, em nenhum momento, a reportagem afirmou que o IGAM ou o Igepam estivesse em conluio com a
presidéncia das Camaras dos V ereadores dos municipios citados, no sentido de emitir atestados de presenca falsos ou
autorizar o pagamento de diarias indevidas. O juiz negou os pedidos.

Em recurso ao Tribunal de Justica, o Instituto Gamma e o IGAM sustentaram que ficou comprovada a conduta negligente
da empresa de comunicagdo, fato que acabou abalando seus nomes. Lembraram que o repdrter que divulgou a noticia, em
seu depoimento, admitiu que a responsavel pelos cursos exibidos era uma terceira empresa.

A relatora da apel agso, desembargadora iris Helena Medeiros Nogueira, afirmou que o equivoco, por si s, no tem o
dom de causar abalo as autoras. " Percebi que ndo houve vinculagcdo em sentido pejorativo dalGAM com a ‘farra das
diarias’; ou sgja, em momento algum, hareferéncia de que o Instituto participou e contribuiu com toda a suposta farra’,
complementou a desembargadora apds ouvir a reportagem da emissora.

Paraarelatora, ainda que a autora ndo tenha sido a promotora dos eventos, o equivoco cometido n&o ultrapassou 0s
limites de informag&o. ** Portanto, a meu ver, ndo hé dividas quanto a auséncia de abuso no direito de informar na matéria
veiculada, razéo pela qual estou por desprover ao apelo das autoras'’, encerrou. Acompanharam o voto 0s
desembargadores TUlio de Oliveira Martins e Marilene Bonzanini.

Clique aqui paraler a sentenca e aqui paraler o acérdao.

Fonte: https://conjur.jumps.com.br/2012-fev-27/empresa-citada-forma-equivocada- reportagem-nao-indeni zadal

Pagina 1 27/02/2012

Copyright © 2026 Consultor Juridico


https://cdn-conjur.s3.amazonaws.com/uploads/2012/02/acordao-tjrs-nega-indenizacao-empresa.pdf
https://cdn-conjur.s3.amazonaws.com/uploads/2012/02/sentenca-nega-indenizacao-empresa.pdf
https://cdn-conjur.s3.amazonaws.com/uploads/2012/02/sentenca-nega-indenizacao-empresa.pdf
https://cdn-conjur.s3.amazonaws.com/uploads/2012/02/acordao-tjrs-nega-indenizacao-empresa.pdf

