e CONSULTOR JURIDICO

WWWw.conjur.com.br

Justica de SP analisa entrevista de Eduardo Jorge sobre
Paulo Vieira

04/05/2013

A Justica de S&o Paulo vai analisar a gravacéo da entrevista que Eduardo Jorge Caldas Pereira concedeu arevista | stoE
em 2010 e que serviu de apoio a reportagem que apontou Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, como responsavel por
suposto desvio de R$ 4 milhes da campanha de José Serra a Presidéncia nagquele ano.

Publicada no dia 13 de agosto de 2010, Um tucano bom de bico, a primeira de uma série de trés reportagens, afirmava que
Vieira de Souza era acusado por lideres do PSDB de ter arrecadado dinheiro de empresarios em nome do partido e ndo
entregé-lo para o caixa da campanha. Entre os citados pela revista esta Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB.

Na reportagem, a | stoE publicou que Eduardo Jorge disse que “ele [Paulo Preto] arrecadou por conta propria, sem
autorizacao do partido. N&o autorizamos ninguém areceber dinheiro de caixa 2. As Unicas pessoas autorizadas a atuar em
nome do partido na arrecadacéo sdo o José Gregori e 0 Sérgio Freitas’.

A decalaracéo € o pivo de dois processos, um civel e um criminal, que Paulo Vieira move contra Eduardo Jorge. Paulo
Preto propos Acéo Penal contra o lider tucano por crime contraa honra e Agdo Civel em que pede indenizacdo de R$ 1
milhdo por danos morais. Desde que o caso veio atona, Eduardo Jorge afirma que sua declaracdo a | stok foi distorcida.
No decorrer dos processos, ele pediu a Justica que ordenasse a Editora Trés a entrega da gravagdo original. Em
cumprimento a ordem do juiz Rodrigo Garcia Martinez, da 292 Vara Civel, o arquivo foi enviado no dia 17 de dezembro
do ano passado.

Em um trecho de seus 2 minutos e 54 segundos, ha o seguinte did ogo:

| stoé — E sobre essa histéria de um arrecadador que supostamente teria sumido com o dinheiro que seria da campanha do
Serra. A gente recebeu umainformagao, chegou aqui pra gente, que 0 nome dessa pessoa € Paulo Vieira de Souza. Foi
diretor da Dersa. A gente queria saber 0 seguinte: o partido, véo tomar alguma providéncia, o que ta sendo discutido, se
esse dinheiro foi arrecadado com autorizagdo, sem autorizagao.

Eduardo Jorge — Eu posso dizer pravocé o seguinte: o Paulo de Souza ndo tem nenhuma ligagdo com o PSDB e ndo tem
nenhuma ligacdo com o PSDB nacional e ndo faz parte da campanha do Serra. Com absoluta certeza. Eu nem sequer o
conheco pessoa mente.

I stoé — Se ele por ventura arrecadou, foi por conta propria e sem autorizacdo do partido, é isso?

Eduardo Jorge — Sem autorizagdo do partido, € claro.

Istoé — Seisso foi feito, o partido ndo ficou sabendo, né?

Eduardo Jorge — Nao ficou sabendo, ndo tem conhecimento, ndo participou, ndo autorizou ninguém a receber dinheiro
de caixa 2. As Unicas pessoas autorizadas a atuar em nome do partido em arrecadacdo séo as que estdo no Comité
Financeiro, claramente identificados.

| stoé — Que € o Gregori eo...

Eduardo Jorge — o Sergio Freitas

Ouca abaixo a gravacao da conversa:

“A gravacdo que eles juntaram ja prova que eles mentiram”, disse Eduardo Jorge a ConJur sobre sua conversacom o
repérter daIstoE. “ A gravacdo comprovaintegralmente o que eu sempre disse. A Istoé fraudou as minhas declaragtes’,

continuou o lider tucano. Segundo ele, ha outra gravacdo, mas que ndo foi entregue a Justica pela Editora Trés. Nesta
segunda entrevista sobre Paulo Vieira, Eduardo Jorge diz que declarou a | stoE que hdo houve desvio ou caixa 2.

Pagina 1 04/05/2013

Copyright © 2026 Consultor Juridico


http://www.istoe.com.br/reportagens/95231_UM+TUCANO+BOM+DE+BICO

e CONSULTOR JURIDICO

WWWw.conjur.com.br

Ele diz ver duas razdes para o que classificade “fraude” darevista: “ A primeirarazéo é que eles estavam a servigo da
candidaturado PT. Foi matériade cunho eleitoral pratentar atingir 0 José Serra. A segunda razéo € que eles perderam um
processo de indenizac&o contra mim e achavam que podiam tirar uma vingancazinha. Em vez disso v8o pagar mais outra
indenizacdo”. O caso em questdo refere-se a reportagens publicadas no inicio dos anos 2000, quando ele foi investigado
pela Receita Federal por suspeita de enriquecimento ilicito e de participar do desvio de dinheiro do Férum Trabal hista de
Sao Paulo. As suspeitas ndo foram comprovadas e Eduardo Jorge tem vencido as disputas judiciais sobre esse caso com a
imprensa.

Sobre areportagem de 2010, o lider do PSDB move acdo contra a Editora Trés na Justica do Distrito Federal na qual pede
indenizac&o de R$ 10 mil eretificagdo. “ A Istoé me jogou no fogo mentindo, entdo pedi umaindenizacdo”. Ele afirmou
que pretende utilizar agravacao no processo. No ultimo dia 30 de abril, o juiz Giordano Resende Costa, da 42 Vara Civel
do DF, mandou a Istoé apresentar no prazo de dez dias copia da gravacdo. “A mera andlise da gravacdo da entrevista

concedida pelo autor a requerida poderd comprovar se houve deturpacéo das informacdes fornecidas,” afirma o juiz.
A ConJur tentou contato com os advogados da | stoé, mas ndo obteve resposta até o fechamento desta reportagem.
Acao Civel no TJ-SP 583.00.2010.177083

Acao Penal no TJ-SP 0018564-69.2010.8.26.0004 (004.10.018564-2)
Processo no TJ-DF 2012.01.1.142599-9

Fonte: https://conjur.jumps.com.br/2013-mai -04/justi ca-sp-analisa-entrevista-eduardo-jorge-paul o-vieira/

Pagina 2 04/05/2013

Copyright © 2026 Consultor Juridico



