
CartaCapital deve indenização a assessor por falsas
acusações

20/10/2014

Atribuir conduta ilícita a um agente público sem provas traz "indiscutíveis ofensas à sua reputação" e "abusa" da liberdade
de expressão. Esse foi o entendimento da 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal ao condenar o
jornalista Leandro Fortes e a revista CartaCapital a pagar R$ 30 mil a um ex-assessor citado em reportagem de 2012. Não
há mais possibilidade de recurso, pois a decisão transitou em julgado no final de setembro.

O texto abordava contratos feitos entre a Fundação Renato Azeredo, de Minas Gerais, e órgãos públicos, como o Superior
Tribunal de Justiça, o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral. A reportagem afirma que Renato
Parente, ex-chefe de comunicação do Tribunal Superior do Trabalho, tentou conseguir um contrato sem licitação entre a
fundação mineira e a corte onde atuava, sem sucesso. Diz ainda que Parente cometeu "fraude funcional" e foi "capataz" do
ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Depois da publicação do texto "Parente não é serpente", o ex-assessor foi à Justiça por entender que teve a honra ofendida
e que sofreu danos morais. Segundo ele, "os réus não tiveram o cuidado de apurar os fatos, a ensejar informação falsa e
danosa à reputação do autor". A publicação gerou ainda um movimento de solidariedade de ministros e outros jornalistas
em favor de Parente. Já o jornalista e a revista disseram que a reportagem abordou tema "de interesse público" e baseou-se
em fatos.

Em primeira instância, porém, o juízo avaliou que a revista "não economizou no tom ofensivo e sub-reptício em relação à
idoneidade de Parente, a colocar em dúvida até mesmo a capacidade técnica para ocupar cargos e imputando fatos que não
foram devidamente comprovados" — tais como que fora assessor do juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, que censurou
programa da TV Câmara e que agrediu fisicamente um jornalista. A sentença estipulou indenização de R$ 30 mil.

A desembargadora Fátima Rafael, relatora do caso no TJ-DF, votou por manter o mesmo valor. Para ela, "a matéria tem
conteúdo ofensivo à honra do autor e ultrapassa os limites legais e constitucionais da liberdade de expressão, não tendo os
réus (apelantes) se desincumbido de demonstrar a veracidade das afirmações contidas na reportagem quanto ao
envolvimento do autor (apelado)" nas contratações que envolvem a Fundação Renato Azeredo.

Embora a revista e o jornalista alegassem que Parente foi citado apenas de forma "secundária", a relatora disse que ele
aparece em foto de quase meia página e em chamadas com destaque, atribuindo-lhe conduta ilícita como articulador de
supostas irregularidades. A desembargadora manteve ainda o valor de 15% da indenização como honorários advocatícios
sucumbenciais à defesa de Parente, feita pelo advogado José Rollemberg, sócio do escritório Eduardo Antônio Lucho
Ferrão Advogados Associados. Ela negou tentativa dos réus de reduzir o pagamento. A decisão foi unânime.

Clique aqui para ler o acórdão.

Fonte: https://conjur.jumps.com.br/2014-out-20/cartacapital-indenizacao-ex-assessor-denuncia-prova/

CONSULTOR JURÍDICO
www.conjur.com.br

Copyright © 2026 Consultor Jurídico

Página 1 20/10/2014

http://www.conjur.com.br/2012-mar-05/ataque-renato-parente-gera-movimento-solidariedade
http://www.conjur.com.br/2013-nov-05/carta-capital-leandro-fortes-terao-pagar-indenizacao-jornalista
https://cdn-conjur.s3.amazonaws.com/uploads/2014/10/acordao-renato-parente-carta-capital.pdf

