
Revista deve indenizar Geraldo Alckmin em R$ 150 mil
por reportagem

25/03/2024

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que a Três Editorial, empresa responsável pela publicação da revista
IstoÉ, terá de indenizar em R$ 150 mil o atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), por associá-lo, em
reportagem de 2013, a um suposto esquema de desvio de dinheiro público em contratos do Metrô e da Companhia
Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), durante sua gestão como governador de São Paulo.

Por maioria de votos, o colegiado entendeu que a reportagem excedeu o
limite razoável da liberdade de expressão e informação ao relacionar a
imagem do político à investigação criminosa.

A reportagem que motivou a ação indenizatória foi destacada na capa da
IstoÉ com o título “O Propinoduto do Tucanato Paulista”, acompanhada
de uma foto de Alckmin. Outros textos de conteúdo semelhante foram
divulgados posteriormente.

Em primeira instância, a editora foi condenada a pagar indenização por
danos morais e a retirar o conteúdo do site da revista. No entanto, o
Tribunal de Justiça de São Paulo reformou a sentença ao avaliar que a
reportagem se limitou a narrar as denúncias e investigações sobre o caso,
sem imputar prática criminosa diretamente ao ex-governador.

Direito limitado

Relator do processo no STJ, o ministro Moura Ribeiro lembrou que o
direito à liberdade de pensamento e de expressão não é absoluto,
podendo ser limitado em razão de outros direitos fundamentais, em especial a inviolabilidade da honra. Dessa forma,
segundo o ministro, o conflito entre princípios deve ser analisado racionalmente a partir de cada caso concreto.

Partindo dessa premissa, Moura Ribeiro destacou que a publicação utilizou informações e investigações oficiais de
conhecimento público e notório, mas ultrapassou o limite razoável do direito à informação e praticou ato ilícito que gerou
dano moral a Geraldo Alckmin.

Ao restabelecer a indenização, o relator apontou que a reportagem “extrapolou os limites do direito de informar ao
veicular, de forma descuidada ou, quem sabe, intencional, a imagem do autor à investigação de conduta criminosa na capa
do periódico, abaixo do título ‘O Propinoduto do Tucanato Paulista’, e nas manchetes seguintes, dando a entender que
Geraldo não só sabia dos esquemas de corrupção, como nada fez para combatê-los”. Com informações da assessoria de
comunicação do STJ. 

REsp 1.764.036

José Cruz/Agência Brasil

Reportagem deu a entender que o ex-governador do estado

de São Paulo, Geraldo Alckmin, sabia de esquema de

corrupção

Fonte: https://conjur.jumps.com.br/2024-mar-25/revista-deve-indenizar-geraldo-alckmin-em-r-150-mil-por-reportagem/

CONSULTOR JURÍDICO
www.conjur.com.br

Copyright © 2026 Consultor Jurídico

Página 1 25/03/2024


