A corregedoria-geral da União disponibiliza ao público, a partir desta sexta-feira (26/4), a relação de todas as punições administrativas aplicadas a servidores públicos federais desde janeiro de 2001.
A relação das punições aplicadas divulga o fato irregular, o órgão no qual ocorreu, a punição imposta e a data da publicação no Diário Oficial da União. Esta listagem será permanentemente atualizada. Para consultar o banco de punições, basta acessar o site da União.
As punições são resultantes de procedimentos disciplinares instaurados para a averiguação das responsabilidades sobre irregularidades ocorridas.
De acordo com a corregedora-geral da União, Anadyr de Mendonça Rodrigues, o banco de punições é uma prestação de contas do Governo Federal à sociedade brasileira, “para que os cidadãos possam acompanhar e fiscalizar o andamento da correção dos desvios éticos, no âmbito do Poder Executivo Federal”.
O posicionamento da União é baseado no artigo 37 da Constituição Federal, que impõe a publicidade dos atos da Administração Pública.
Seja o primeiro a comentar.
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Fazer login