Casal Renascer promete processar promotor de Justiça

A igreja Renascer divulgou, na sexta-feira (5/10), nota em que contesta as declarações feitas pelo promotor paulista Marcelo Mendroni ao Jornal da Globo. O promotor afirmou que os R$ 4 milhões encontrados na conta do apóstolo Estevam Hernandes foram obtidos de forma ilícita, por meio de crimes como estelionato e falsidade ideológica cometidos no Brasil.

Em nota, também assinada pelo casal Hernandes, a igreja Renascer afirmou que “as declarações do promotor Marcelo Mendroni são mentirosas, difamatórias e elaboradas deliberadamente de maneira a induzir a erro a opinião pública”.

No documento, o casal afirma que as “descobertas” do promotor constam nas declarações de Imposto de Renda da família Hernandes e nos depoimentos que Estevam e Sônia prestaram à Justiça americana. “E, apesar de constarem em documentos oficiais, os números foram maliciosamente manipulados e interpretados”, ressaltaram.

O casal também afirmou que a Renascer já acionou seus advogados no Brasil e nos Estados Unidos para as devidas providências civis e criminais contra o promotor. “Que a Justiça se manifeste, e que o próprio Ministério Público analise com isenção o comportamento narcisista e visivelmente autopromocional de um de seus membros”.

Estevam e Sônia Hernandes foram condenados em agosto pela Justiça americana por entrar nos Estados Unidos com dinheiro não declarado. Eles vão cumprir 140 dias de reclusão, cinco meses de prisão domiciliar e mais dois anos de liberdade condicional.

O apóstolo cumpre primeiro a pena do período de reclusão, enquanto Sônia cumpre a prisão domiciliar. O juiz americano Federico Moreno decidiu dessa forma para que um possa cuidar da família enquanto o outro estiver recluso. Além disso, a Justiça decidiu que cada um deverá pagar uma multa de US$ 30 mil.

Leia a nota da Renascer

As declarações do promotor Marcelo Mendroni, do Ministério Público do Estado de São Paulo, prestadas de forma enviesada a órgãos de comunicação selecionados sabe-se lá por que critério, são mentirosas, difamatórias e elaboradas deliberadamente de maneira a induzir a erro a opinião pública.

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo já acionou seus advogados no Brasil e nos Estados Unidos para as devidas providências civis e criminais contra o promotor estadual Marcelo Mendroni. Que a Justiça se manifeste, e que o próprio Ministério Público analise com isenção o comportamento narcisista e visivelmente autopromocional de um de seus membros.

E que a população reflita sobre a atitude sem limites de um homem investido de poder que, aproveitando a solidão de uma família momentânea e injustamente privada de seu chefe, ataca-a impiedosamente, por motivos não de interesse público, mas estritamente pessoais e mantidos em segredo.

Quanto às declarações caluniosas do promotor Marcelo Mendroni, que se escuda na reputação do Ministério Público paulista para obter divulgação pessoal, buscar méritos que não tem e aparecer na televisão, esclarecemos:

— Em primeiro lugar, não houve investigação nenhuma. As pretensas descobertas se referem a fatos e números que constam nas declarações de Imposto de Renda da família Hernandes e nos depoimentos do apóstolo Estevam e da bispa Sônia à Justiça americana. E, mesmo assim, apesar de constarem em documentos oficiais, os números foram maliciosamente manipulados e interpretados.

1 — Dois milhões de dólares de movimentação em seis anos. Dois milhões de dólares são aproximadamente R$ 3,6 milhões. Isso, dividido em seis anos, 72 meses, dá uma média de R$ 50 mil por mês. É até ridículo achar que se lava dinheiro com essa quantia – ainda mais que, deste montante, devem-se descontar as despesas normais de hipoteca da casa, prestações diversas, alimentação, pagamento de empregados, remédios, seguros, impostos, etc.

Estes dados são de uma conta bancária comum, declarada no Imposto de Renda, numa instituição financeira legal. E, a propósito, o valor que consta nos extratos é de US$ 1.898.448,33. Talvez, para o promotor Marcelo Mendroni, a quantia de mais de US$ 100 mil, que ele arredondou para cima, para falar bonito na tevê, não faça diferença. Para nós, e para nosso povo, faz.

2 — As “recentes descobertas” de uma dívida de R$ 6,5 milhões ao Fisco paulista não são “recentes” nem são “descobertas”. Trata-se de uma dívida legal, declarada, reconhecida, que vem sendo paga em parcelas, conforme negociação nos termos da lei, dentro das normas do PPI, aplicáveis a qualquer pessoa ou instituição.

A propósito, como no caso anterior, o valor foi mais uma vez manipulado para cima. Este parcelamento é de cerca de R$ 4 milhões, bem menos do que o propalado pelo promotor ao exorbitar de suas funções.

As tais “recentes descobertas” foram transmitidas pelo promotor Marcelo Medroni a dois grupos de imprensa, escolhidos a dedo: a Editora Abril, que publica Veja, e as Organizações Globo. As Organizações Globo, aliás, já foram processadas pela Renascer e condenadas num episódio anterior de discriminação religiosa.

Nenhum dos grupos de mídia cuidadosamente selecionados pelo promotor procurou a Igreja Apostólica Renascer em Cristo para que pudesse responder e contestar a tempo as tais “descobertas”. Isso leva a crer que só recebeu a informação quem se comprometeu a desrespeitar a norma jornalística de ouvir todas as partes envolvidas num caso e aceitou divulgar apenas a maliciosa versão oficial.

É preciso haver limites à utilização maliciosa da mídia para atingir não uma família, pois não é disso que se trata; mas de ferir toda uma comunidade religiosa, na pessoa de seus fundadores e líderes espirituais. Não é a primeira vez que um grupo religioso é perseguido; e não será a primeira vez que, apesar das perseguições, os fiéis se unam, sua voz se propague e seu número se multiplique.

São Paulo, 5 de outubro de 2007

Igreja Apostólica Renascer em Cristo

e Família Hernandes

Richard Smith disse:
08 de outubro de 2007 às 14:31

Oh, tadinhos!

Só uns "cinqüentinha mil" por mês, para "despesas"?!

Que frugalidade, não?

É que eles, são "apóstolos" especiais, porque aos verdadeiros, Nosso Senhor disse: "Não leveis mais de uma túnica, mais de um par de sandálias".

Mas, sabe como é que é, não? O "santo" casal, perseguido, encarcerado e humilhado precisa de "umzinho" a mais para suportar todas essas privações, como água mineral Perrier levada de helicóptero (como revelou o pobre do piloto morto em acidente, na noite de Natal!)!

Ademais, se o saldo da referida conta é de 1,898 MILHÃO DE DÓLARES, ainda cabem as perguntas:

a) de onde veio a granolina?

b) se, em reais, como saiu do País?

c) por quê está depositada na CONTA PESSOAL do "santo apóstolo"?

d) existem outras contas, em outros lugares "offshore"?

Ou será que, além de "santo", em evangelização permanente e em tempo integral, o "apóstolo" ainda é um fenômeno da administração financeira que multiplicou a famosa indenização que recebeu da Xerox tanto assim?

Ah, vão se catar fariseus!

E não se esqueçam da terrível advertência do Senhor da História e de todo o universo: "É preciso que hajam escandâlos, mas ai daquele por quem os escândalos vem"!

"Caixão não tem gaveta e mortalha não tem bolso", já dizia a minha sogra. E completo: no dia do Juízo, não haverá propina não.

Coitados!

Richard Smith disse:
08 de outubro de 2007 às 20:59

Sem sacanagem, pois até fico contrangido, mas o comentário do Edu mostra a que ponto o fanatismo religioso pode levar as pessoas e como urgem providencias da parte dos órgãos fiscalizadores/repressores, o Ministério Público principalmente, para apurar todos os crimes cometidos pelos hernandes, macedos e outor CRIMINOSOS de igual jaez!

Tirar dinheiro de pobres coitados iludidos para comprar emissoras de televisão (totalmente comerciais) e mansões na Flórida (só US$ 50 "milzinhos" por mês) é o fim da picada e da picaretagem!

Só isso.

Gini disse:
09 de outubro de 2007 às 08:09

Edu,
me deu foi dor de cabeça só de tentar ler o seu texto...
vá estudar português primeiro, antes de escrever tanta besteira!
Vá escrever ruim assim lá nos quintos!

Sandra Paulino disse:
09 de outubro de 2007 às 08:46

As paixões não são e jamais serão base séria de discussão de assuntos jurídicos. Linchamento moral e manipulação da opinião pública já foram itens de destruição de muitas reputações "brasil afora" e depois de esparramado o "travesseiro de penas" ninguém desce a colina para recolhê-las. É preciso muito cuidado e critério antes de se acusar alguém, particularmente quando quem acusa é membro de instituição que defende a sociedade. O promotor sustenta em meio jornalístico de alcance indiscutível, que alguns milhões de reais "foram obtidos de forma ilícita, por meio de crimes como estelionato e falsidade ideológica cometidos no Brasil". Ele deve, no mínimo, PROVAR o que diz. Se não provar, deve ser processado civil e criminalmente. Dizer que não há perseguição de cunho religioso contra a família Hernandes e contra outros líderes espirituais, porém, é fechar os olhos à odiosa (porque hipócrita, generalizada e farisaica) forma de se banalizar o respeito constitucional devido à qualquer crença. Taxar o Bispo Edir Macedo de termos pejorativos, além de inveja e despeito da enorme capacidade que o mesmo dispõe para pregação do Evangelho, é um temeridade, pois é FATO que foi preso sem dever. E foi mesmo alvo de dura perseguição por parte da rede Globo que se aproveita de um vídeo gravado por um traidor de sua própria fé há 20 anos. Aliás, traidores como Judas durante a perseguição a Jesus, ou Lamarca há poucas décadas, que agora é festejado como herói pela massa ignara, que desconhece a História, citando apenas dois exemplos, sempre têm terrível fim. O casal diz que “as declarações...são mentirosas, difamatórias e elaboradas deliberadamente de maneira a induzir a erro a opinião pública”. Caminho certo para solução: JUDICIÁRIO.

Richard Smith disse:
15 de outubro de 2007 às 14:04

Ah, Humberto, no seu fanatismo indecoroso, vá se coçar!

Quem pode ser contra "vidas salvas, libertas dos vícios, famílias restauradas, casamentos ressucitados (sic)" ?!

Estaria o Ministério Público e os Juízos originários querendo acabar com as salvações de vidas, de família, de casamentos?

Ou somente querendo colocar na cadeia os salafrários, estelionatários, charlatães e enganadores (além de muitas outras "cositas" mais)?

Se liga, meu!

Babaquice também tem limites!

Richard Smith disse:
15 de outubro de 2007 às 18:01

Aliás pelo jeito babaquice não tem limite, senão você já teria parado há tempos, pobre coitado, pensa que a Igreja é feita de gente pobre e ignorante...vai nessa...

Em primeiro lugar, apesar da multidão dos meus pecados, confio na Misericórdia de Deus para não ser um "desgraçado" como você JULGA (eu não julgo pessoas, mas apenas atitudes).

Em segundo lugar, "igrejas" mais cheias?...hum. Lotação por lotação, as filas nas bocas de fumo e nos bailes funk são imensas também.

Por derradeiro, claro que não penso não! Certamente existirão os ricos e ignorantes, os da classe-média e ignorantes, os remediados e ignorantes, etc.!

Ignorância e burrice são democráticas!Não conhecem idade, cor da pele e muito menos classes sociais.

Passar bem, mané.

Richard Smith disse:
15 de outubro de 2007 às 18:07

Saudações, Dr. Mucury.

Richard Smith disse:
15 de outubro de 2007 às 18:35

Pois é, meu caro Dr. Mucury, muito pertinente a sua observação.

Subindo a Av. Giovanni Gronchi tenho a oportunidade de passar defronte a uma "igreja" da Renascer, ao lado do Hospital São Luiz. A quantidade de veículos importados estrategicamente estacionados na porta é considerável, de onde o meu comentário acerca da da universalidade da ignorância "sem partido"!

O pior de tudo, na minha opinião é a malícia do candidato à tosquia, que busca acreditar, firmemente, que pode "comprar" as graças e benesses de Deus com empenhos de doação, como estimulam os "apóstolos" da "teologia da prosperidade".

Ou seja, quando rezamos a oração ensinada pelo próprio Senhor Jesus, devemos dizer "Seja feita a Sua vontade, assim na terra como no céu". Como fica então a situação do camarada que acha que Deus será "FIEL" apenas porque ele deu umas boas centenas de reais ao "apóstolo", à bisca, perdão "bispa", ou a uns e outros prepostos seus?!

Pilantragem da maior, sempre contando com a cupidez do "esperto", aliás como sempre nos estelionatos, não?

Um abraço.

Richard Smith disse:
16 de outubro de 2007 às 11:22

Quá, quá, quá, quá, quá!

Esa foi ótima, Dr. Mucury!

Os "espadachins" da renascer não conseguem jamais explicar porque uma igreja "santa" pode conviver com o uso de cheques dos fiéis, sem a posterior cobertura, com as dezenas de processos trabalhistas ou, pior, com as ações de execução - com a conseqüente negativação nos órgãos de proteção do crédito - contra os coitados iludidos que foram levados a ser fiadores de imóveis para a seita e que posteriormente foram fechados - por não apresentarem "faturamento" conveniente - ficaram com a "bucha" na mão.

Até porque já diz a Escritura: "podem conviver coisas impuras com a pureza?"

É o fim da picada. Sendo porisso que tais "espadachins" se refugiam na sua insensatez fanática, gritando cada vez mais alto, slogans, interpretações escriturísticas bizarras e "profecias".

Também Nosso Senhor disse: "O galho afastado da videira, seca e vai para o fogo". É bem o que se vê, não?

Um abraço.

Richard Smith disse:
16 de outubro de 2007 às 14:14

Oh, meu amigo, por quê?

Porque são salafrários, mistificadores, charlatães que jogam com as necessidades de incautos, iludindo-os com falsas promessas (prontamente aceitas pela malícia destes incautos).

Neste diapasão, constragem uns e outros a "doar-se" para a "obra", firmando fianças e emprestando cheques. Quando o novo "templo" não se revela tão lucrativo assim, feccham a "lojinha" e os trouxas de boa-fé (?) que arquem com os prejuízos.

Tão somente isso já desmascara a verdadeira natureza dessa seita diabólica.

Não fora isso, a nababesca vida do "santo" casal e dos demais membros da família Haddad e Hernandes, as mentiras (a sede na Lins de Vasconcellos, pertence à "igreja" ou ainda não?), os negócios com fins lucrativos que se cnfundem com bens em nome da "igreja" (mas que beneficiam Haddads e Hernandes) e outros bichos.

Os "espadachins" que pululavam aqui neste espaço não diziam que eles eram inocentes das acusações nos EUA? Que havia sido um mero engano "burocrático". Depois, que haviam feito um acordo "pro-forma" que não incluia, jamais, cadeia?

Aonde estão estes uns agora? Somente o Humberto, de olhos esgazeados e vociferante, bradando maldições e citações da Escritura, descabidas e desconexas!

É dificil de agüentar calado, tanta ignorância, tanto fanatismo e, pior, a manipulação da Palavra de Deus para acoitar safados e criminosos.

Um abração a você.

Bira disse:
17 de outubro de 2007 às 10:06

Mas quem portava dinheiro não declarado?

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também