Pesquisar

Servidores do CJF participam de programa de formação

Para tentar aperfeiçoar profissionalmente os servidores, o Conselho da Justiça Federal desenvolveu o Programa de Formação Gerencial Ativa. Com o apoio das Secretarias de Recursos Humanos e Ensino do Centro de Estudos Judiciários, ele faz parte da atuação estratégica do CJF para capacitar os gestores como educadores.

O programa atua com a ferramenta coaching organizacional, conhecida como umas das estratégias mais potentes de intervenção nas instituições. O consultor Homero Reis executará o trabalho. De acordo com Reis, o objetivo é incentivar o gestor a reconhecer que seus atos e pensamentos são influentes no ambiente de trabalho. “O coach é uma ferramenta conversacional, e, como tal, refere-se ao modo como as pessoas são capazes de interagir diante dos acontecimentos. A ferramenta capacita o gestor a entender o que se passa na conversa entre diferentes observadores. O possibilita interagir e gerir de modo mais efetivo e ser capaz de criar alternativas para uma ação focada em melhores resultados”, explica.

Reis diz, ainda, que o programa introduz inovações no processo de ensino. Os participantes aprendem no próprio ambiente de trabalho. Com sua equipe, aplicam diferentes temas desenvolvidos no programa. Serão realizados seminários quinzenais que exercitam a prática do coach entre os gestores. Depois de cada seminário, o gestor reúne seu grupo de trabalho e realiza o curso de disseminação para troca de conhecimento.

Segundo Reis, a aplicação da ferramenta ainda encontra, em determinados casos, a resistência do observador em entender que as mudanças ocorrem primeiro em si mesmos para depois acontecer no ambiente. “As pessoas, de modo geral, querem que as coisas mudem para melhor, contudo, têm dificuldade em assumir a responsabilidade por seu próprio crescimento e desenvolvimento, culpando ou responsabilizando o outro por seu eventual fracasso”, diz ele.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também

Não há publicações relacionadas.