O polêmico comercial da Red Bull que satiriza o "andar sobre as águas" de Jesus Cristo foi proibido no Brasil. O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) decidiu interromper a peça publicitária, em votação nesta terça-feira (27/3), com participação de 15 conselheiros.
Como já aconteceu com a versão em português do vídeo, a marca de energéticos anunciou que irá tirar o filme do ar. Clique aqui para ver a versão em inglês.
Fazendo alusão a milagre relatado no texto bíblico, o comercial mostra Jesus em um barco com dois discípulos, no momento em que se cansa e diz estar entediado. Para deixar a embarcação, Jesus anda sobre a água. Um dos discípulos pergunta se era um milagre ou se ele teria tomado um Red Bull. Jesus diz que “é só andar sobre as pedras certas”.
A peça foi criada pelo escritório sul-africano da Kastner & Partners e adaptada para o mercado brasileiro pela Loducca, responsável pelo atendimento ao cliente no país. Na África do Sul, o vídeo já havia sido publicado, quando a comunidade SACBC (Conferência Episcopal da África do Sul) pressionou para que a companhia retirasse o vídeo do ar, o que acabou acontecendo. Com informações da Propmark.
A chamada diz "ofensa religiosa". Melhor seria dizer "censura religiosa". Não que seja novidade.
O caro serventuário, tão "libertário" quanto anticlerical, já ouviu falar de crimes contra o sentimento religioso?
.
Para nós Católicos, Jesus Cristo é DEUS veradeiro e Homem verdadeiro, unido hipostaticamente em duas naturezas, distintas e indivisíveis. Em assim sendo, a ridicularização de um dos Seus mais importantes Milagres, testemunhado apenas pelos Apóstolos apenas par vender uma bebida chinfrin é intolerável, desnecessária e tôsca enquanto idéia de apelo publicitário. Infeliz e agressiva mesmo!
.
A religião Católica e outras denominações cristãs estão sob escárnio declarado e ataque até mesmo violento em todo o mundo. E como diz o blogueiro REINALDO AZEVEDO, a quem sempre cito pelas suas inspiradas "bolas dentro": "Achincalhar Jesus em São Francisco, Londres ou Paris é fácil! Quero ver o valente achincalhar Maomé lá em Teerã ou na Arábia Saudita". BINGO!
.
Além de tudo são covardes.
Não proibiria! Basta todos os cristãos,principalmente os católicos que são maioria, boicotar esse produto. A minha família não comprará. Penso que se apela por falta de argumentos para fazer a propaganda.
Historicamente, a religião que mais destruiu, satirizou e desacatou outras religiões foi a católica, vide o paganismo onde diversos sinais religiosos de diversos povos diferentes foram convertidos em símbolos profanos como forma de erradicar a religião.
Querer se impor por em uma peça publicitária cujo único intento foi vender o produto através de humor enquanto sua própria Igreja foi responsável pela extinção de diversas culturas diferentes com o intuito de angariar seguidores é no mínimo hipocrisia!
Brigar por religião é como brigar por time de futebol, não faz NINGUEM lucrar com isso e só estraga o prazer de todos.
Não vejo nenhum insulto a qualquer religião, já se trata de apenas um comercial humorístico (sem nenhuma ofensa religiosa), no entanto, estamos deixando de ser um verdadeiro Estado Democrático, pois isso é CENSURA! No mundo se mata (e se matou) tanto em nome de Deus, só que poucos dizem alguma coisa a respeito, além disso, “rouba-se” de fieis sem que haja nenhum clamor desses “censores”, mas basta um simples comercial que logo há um "clamor" de religiosos "xiitas" infiltrados nos diversos setores da sociedade. O BRASIL É MESMO UMA DEMOCRACIA?
Não vejo nenhum insulto a qualquer religião, já se trata de apenas um comercial humorístico (sem nenhuma ofensa religiosa), no entanto, estamos deixando de ser um verdadeiro Estado Democrático, pois isso é CENSURA! No mundo se mata (e se matou) tanto em nome de Deus, só que poucos dizem alguma coisa a respeito, além disso, “rouba-se” de fieis sem que haja nenhum clamor desses “censores”, mas basta um simples comercial que logo há um "clamor" de religiosos "xiitas" infiltrados nos diversos setores da sociedade. O BRASIL É MESMO UMA DEMOCRACIA?
Não vejo nenhum insulto a qualquer religião, já se trata de apenas um comercial humorístico (sem nenhuma ofensa religiosa), no entanto, estamos deixando de ser um verdadeiro Estado Democrático, pois isso é CENSURA! No mundo se mata (e se matou) tanto em nome de Deus, só que poucos dizem alguma coisa a respeito, além disso, “rouba-se” de fieis sem que haja nenhum clamor desses “censores”, mas basta um simples comercial que logo há um "clamor" de religiosos "xiitas" infiltrados nos diversos setores da sociedade. O BRASIL É MESMO UMA DEMOCRACIA?
Não vejo nenhum insulto a qualquer religião, já se trata de apenas um comercial humorístico (sem nenhuma ofensa religiosa), no entanto, estamos deixando de ser um verdadeiro Estado Democrático, pois isso é CENSURA! No mundo se mata (e se matou) tanto em nome de Deus, só que poucos dizem alguma coisa a respeito, além disso, “rouba-se” de fieis sem que haja nenhum clamor desses “censores”, mas basta um simples comercial que logo há um "clamor" de religiosos "xiitas" infiltrados nos diversos setores da sociedade. O BRASIL É MESMO UMA DEMOCRACIA?
Não vejo nenhum insulto a qualquer religião, já se trata de apenas um comercial humorístico (sem nenhuma ofensa religiosa), no entanto, estamos deixando de ser um verdadeiro Estado Democrático, pois isso é CENSURA! No mundo se mata (e se matou) tanto em nome de Deus, só que poucos dizem alguma coisa a respeito, além disso, “rouba-se” de fieis sem que haja nenhum clamor desses “censores”, mas basta um simples comercial que logo há um "clamor" de religiosos "xiitas" infiltrados nos diversos setores da sociedade. O BRASIL É MESMO UMA DEMOCRACIA?
Não vejo nenhum insulto a qualquer religião, já se trata de apenas um comercial humorístico (sem nenhuma ofensa religiosa), no entanto, estamos deixando de ser um verdadeiro Estado Democrático, pois isso é CENSURA! No mundo se mata (e se matou) tanto em nome de Deus, só que poucos dizem alguma coisa a respeito, além disso, “rouba-se” de fieis sem que haja nenhum clamor desses “censores”, mas basta um simples comercial que logo há um "clamor" de religiosos "xiitas" infiltrados nos diversos setores da sociedade. O BRASIL É MESMO UMA DEMOCRACIA?
Não vejo nenhum insulto a qualquer religião, já se trata de apenas um comercial humorístico (sem nenhuma ofensa religiosa), no entanto, estamos deixando de ser um verdadeiro Estado Democrático, pois isso é CENSURA! No mundo se mata (e se matou) tanto em nome de Deus, só que poucos dizem alguma coisa a respeito, além disso, “rouba-se” de fieis sem que haja nenhum clamor desses “censores”, mas basta um simples comercial que logo há um "clamor" de religiosos "xiitas" infiltrados nos diversos setores da sociedade. O BRASIL É MESMO UMA DEMOCRACIA?
Não vejo nenhum insulto a qualquer religião, já se trata de apenas um comercial humorístico (sem nenhuma ofensa religiosa), no entanto, estamos deixando de ser um verdadeiro Estado Democrático, pois isso é CENSURA! No mundo se mata (e se matou) tanto em nome de Deus, só que poucos dizem alguma coisa a respeito, além disso, “rouba-se” de fieis sem que haja nenhum clamor desses “censores”, mas basta um simples comercial que logo há um "clamor" de religiosos "xiitas" infiltrados nos diversos setores da sociedade. O BRASIL É MESMO UMA DEMOCRACIA?
Fico estarrecido com a visão tacanha e preconceituosa dos vários comentários sobre este texto. Adoram atacar a religiões cristãs como se elas fossem as grandes responsáveis pelos males do mundo.
Tenho certeza que estes comentaristas aplaudiriam de pé se o CONAR vetasse uma peça publicitária que ofendesse os "seguidores de moisés" ou os "seguidores de maomé".
Somente um comentário: Ridículo e tacanha tal decisão deste órgão...lembra os tempos militares...
E também por oportuno um esclarecimento: salvo raríssimas exceções NÃO EXISTEM Padres "pedófilos" (ou seja, aqueles que tem atração sexual por menores impúberes do sexo oposto) mas sim Padres PEDERASTAS (que tem atração sexual por menores púberes do mesmo sexo). Esta chaga é causada pelo domínio de seminários em vários países (Estados Unidos pricnipalmente, mas aqui no Brasil também) por hereges Modernistas que rechaçam candidatos ao sacerdócio verdadeiramente vocacionados e a colhem e estimulam outros com inclinações homossexuais (o que os inabilita, absolutamente ao sacerdócio) armando veradeira bombas d etempo com os resultado que temos visto nos últimos anos. Some-se a este flagelo a atitudes de vários bispos que por malícia herética ou comodismo mesmo preferem ser "gerentes de diocese" a serem pastores que orientam e defendem o seu rebanho com risco da própria vida e temos os escândalos que tem sido vistos e aprovitados pelos anticlericais que refoçilam a cada um que aparece. Uma pena!
.
Quanto ao trouxa que manifesta mais apreço pelas "outras religiões" do que por aquela querida (nos dois sentidos) e criada pelo PRÓPRIO DEUS, Jesus Cristo, sugiro que tire as duas mãos do chão, endireite a coluna, vá estudar um pouco e tome conhecimento de todos os benefícios revolucionários (respeito à mulher, aos órfãos aos doentes e deficientes, igualdade na dignidade perante Deus, etc.)que a Igreja trouxe à Humanidade, inclusive a própria formação da Cultura Ocidental da qual desfruta o nefelibata, suponho que gostosamente.
.
A idiotice e a ignorância são mesmo terríveis!
Por primeiro, o CONAR é um órgão PRIVADO, formado por publicitários e encarregado da ética e autorregulação da profissão e parece que foi mais sensível à religiosidade popular do que alguns que "pontificam" neste espaço, não?
.
Ora, o energético em questão sempre teve uma continuada campanha baseada no mote de que a sua ingestão daria leveza ao consumidor. Tanto é isso que o slogan sempre foi "RED BULL TE DÁ AAAAASAS!". Então porque se mexer com o Deus de mais de UM BILHÃO de pessoas atribuído-lhe, além de limitações, uma malícia inconcebível?
.
Ainda mais se considerarmos que publicitário pode ser tudo, menos burro e que este, definitivamente não rasgam dinheiro?
.
Porque a peça publicitária se inscreve numa "nova onda" a do achincalhamento das religiões cristãs, principalmente da Católica! Como bem provado pelos comentários presentes aqui neste democrático espaço, há publico para este apelo, principalmente aqueles "democraticíssimos", "libérrimos", "altamente tolerantes" e "isentos" além dos jovens burgueses conumidores das delícias do Capitalismo mas que se querem "progressistas" e até "revolucionarios".
.
Uma geléia geral de mediocridade, enfim.
.
Cabe ressaltar que ninguém jamais foi obrigado a ser Católico, mas que em optando por sê-lo, deve considerar que existem OBROIGAÇÕES a serem satisfeitas e coerência a ser observada, como aliás em qualquer outra associação, inclusive as civis.
.
O que estas pessoas sem fé e cheios de dúvidas existênciais querem, é negar aos que creem o direito de expressar a sua crença e de serem coerentes com ela. Para aquelas, a coerência na Fé e as consequentes atitudes de repúdio para com INSULTOS como a peça publicitária em tela são inconcebíveis e causam-lhes pruridos histéricos de indignação.
O comercial sequer é desrespeitoso! Se muito, dá um versão diferente sobre um suposto milagre de JC, mas o tratando com inteligência e como um homem inteligente (talvez se vislumbre aí uma certa crítica àqueles que crêem com facilidade, sem maiores questionamentos e, penso eu se os críticos se mostram revoltados por se enquadrarem nessa categoria, mais do que descontentes com o uso da figura de Jesus). A Igreja se intromete muito naquilo que não lhe diz respeito (Estado laico?) mas, ao mesmo tempo, se acha intocável e acima do bem e do mal. Só esqueceram de avisá-la que ninguém é obrigado a concordar com ela ou tratá-la como sagrada (coisa que ela é só para os seus adeptos). Muito mais insultante é esse acinte do Conar à liberdade de expressão. É o Conar e a Igreja dando asas... à intolerância e à inimputação da própria instituição Igreja.
Nooossa! Achei espetacular seu comentário Sr. Richard.
Eu queria ter dito tudo q o sr. escreveu.
Felicitações!!
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Fazer login