MP-RJ denúncia PM por torturar Anthony Garotinho na cadeia

A Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou nesta quinta-feira (19/8) um policial militar por supostamente ter torturado o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho na cadeia.

Reprodução

Segundo MP, Garotinho foi agredido e ameaçado de morte em cadeia do RJ

Os abusos teriam ocorrido na madrugada de 24 de novembro de 2017, na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. Na ocasião, o PM teria invadido a cela ocupada por Garotinho e o agredido com golpes de bastão — semelhante a um taco de beisebol — além de ameaçar o ex-governador de morte.

Após a agressão — segundo a denúncia —, o agente de segurança sacou o revólver da cintura e pisou no pé do ex-governador. "Só não vou te matar para não sujar para o pessoal aqui do lado", teria dito ao se referir aos outros custodiados.

A agressão a Garotinho, segundo o MP, é comprovada por vasto acervo documental no inquérito policial instaurado para apurar a agressão, pelo exame de corpo de delito e por fotografias anexados aos autos do processo.

O policial foi denunciado com base no artigo 1º, inciso II, da Lei 9.455/97, que afirma que submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo. A pena prevista pelo delito é de dois a oito anos de prisão.

0186457-06.2021.8.19.0001

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também