A ministra Maria Thereza de Assis Moura tomará posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça no próximo dia 25/8, às 17h. Junto a ela, o ministro Og Fernandes passará a ocupar a vice-presidência. A cerimônia apoderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

Os magistrados ficarão à frente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal entre 2022 e 2024. Eles substituirão, respectivamente, os ministros Humberto Martins e Jorge Mussi.
Maria Thereza será a 20ª presidente da corte desde 1989. Natural de São Paulo, ela é mestre e doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual também leciona.
No STJ desde 2006, a magistrada já atuou e exerceu a presidência na 6ª Turma e na 3ª Seção, é membro da Corte Especial desde 2011 e foi vice da corte entre 2018 e 2020. Atualmente, é corregedora nacional de Justiça.
A ministra também já integrou o Tribunal Superior Eleitoral, atuou como corregedora-geral eleitoral e corregedora-geral da Justiça Federal e hoje faz parte do Conselho Consultivo da Rede Mundial de Integridade Judicial, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Já Og Fernandes, natural de Recife, é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Já foi repórter, advogado, juiz de direito e desembargador.
O magistrado ingressou no STJ em 2008, já integrou a 6ª Turma (que já presidiu) e a 3ª Seção e foi corregedor-geral da Justiça Federal. Atualmente, compõe a Corte Especial, a 1ª Seção e a 2ª Turma (da qual também já foi presidente). Com informações da assessoria de imprensa do STJ.
Seja o primeiro a comentar.
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Fazer login