Pesquisar

Emerj premia as mulheres do ano com Troféu Romy nesta 4ª

Dez mulheres que se destacaram em diferentes áreas de atuação, como Direito, Saúde Pública, Medicina, Educação, Teatro, Segurança Pública e Tecnologia receberão o Troféu Romy durante a cerimônia "Prêmio Emerj Mulheres do Ano", edição 2022.

Reprodução

O evento, que ocorrerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), nesta quarta-feira (29/6), às 18h, terá transmissão via plataformas Zoom e YouTube, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O encontro, que homenageia a advogada feminista Romy Medeiros, será aberto pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Emerj. A desembargadora Myriam Medeiros da Fonseca Costa, filha de Romy, estará presente em participação especial.

Receberão o Troféu Romy: a desembargadora Andréa Pachá, presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura da Emerj; Kátia Junqueira, diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro; Cláudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Ligia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Maria Helena Barros, coordenadora de Política Institucional do Departamento de Direitos Humanos e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Clarice Niskier, atriz e integrante do Movimento Humanos Direitos; Elange Machado, microempreendedora do setor de alimentação; Gabriela Von Beauvais, delegada responsável pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher; Tânia Kadima Ferreira, diretora executiva na Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro; e Viviane Ricci Blank, sócia e head comercial da empresa Blank It.

Romy Medeiros
Carioca e advogada, Romy Medeiros dedicou a maior parte de sua vida e carreira à causa feminista e aos direitos das mulheres. Foi autora da revisão da situação da mulher casada no Código Civil, na qual foi permitido que a mulher trabalhasse, viajasse e decidisse sobre a educação dos filhos sem precisar da autorização do marido – a Lei 4.121 foi sancionada pelo presidente João Goulart, em 1962.

Romy era especialista em Direito da Família e foi conselheira do Conselho de Estado sobre os direitos das mulheres, líder da Ordem dos Advogados do Brasil, além de presidente da Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras. À frente do Conselho Nacional de Mulheres do Brasil, organização cultural não governamental, ela premiava as mulheres que se destacavam a cada ano.

Romy e Emerj
Em 30 de julho de 2021, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia celebrou o centenário de nascimento da jurista e feminista Romy Medeiros na Emerj.

Como Romy fez por 49 anos, dez mulheres que se destacaram, receberam o Prêmio Mulheres Brasileiras. No evento, a diretora-geral da Escola anunciou o lançamento do Troféu Romy Medeiros para 2022.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também

Não há publicações relacionadas.