Rosa Weber parabeniza Justiça Eleitoral por êxito nas eleições

No início da sessão plenária desta quinta-feira (3/11), a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, parabenizou o Tribunal Superior Eleitoral, na pessoa de seu presidente, ministro Alexandre de Moraes, pela condução das eleições deste ano.

SCO/STF

SCO/STFPresidente do STF parabeniza Justiça
Eleitoral por êxito nas eleições de domingo

Segundo ela, mais uma vez a Justiça Eleitoral garantiu a regularidade e a normalidade do processo eleitoral, assegurando a legitimidade e a certeza do resultado das urnas, em respeito à vontade popular.

Para Rosa Weber, saíram fortalecidas a democracia, as instituições democráticas e o Estado democrático de Direito, valores que o STF continuará a defender, de forma intransigente, enquanto guardião da Constituição Federal.

"Não me canso de repetir que a Justiça Eleitoral é um patrimônio do povo brasileiro, e o nosso sistema eleitoral, motivo de orgulho nacional", afirmou a ministra.

Ao agradecer as palavras da presidente, o ministro Alexandre de Moraes disse que o expressivo comparecimento dos eleitores demonstrou a confiança na Justiça Eleitoral e nas urnas eletrônicas.

Aproximadamente 125 milhões de eleitores comparecem à votação, o que significa 79,5% do eleitorado. Desses, quase 75% efetivamente votaram em um candidato, fazendo com que o número de votos brancos e nulos fosse baixíssimo, em torno de 5,6%, quando a média observada em outras eleições costumava ficar entre 10% e 12%.

O ministro também ressaltou a rapidez com que os votos de 125 milhões de eleitores foram apurados. Às 19h58 de domingo (30/10), menos de três horas após o fechamento das urnas, foi possível declarar o candidato a presidente da República vencedor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 98% dos votos apurados. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também