Pesquisar
OBRA COLETIVA

Livro que celebra legado do ministro Paulo de Tarso Sanseverino será lançado em novembro

No próximo dia 5, serão lançados no Espaço Cultural STJ, em Brasília, às 18h, os dois volumes do livro Direito Privado — Estudos em Homenagem ao Min. Paulo de Tarso Sanseverino. A obra foi coordenada pelo ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do STJ, e pela advogada Ana Frazão e reúne cem autores, que escreveram 67 artigos.

Sergio Amaral/STJ

Ministro Paulo de Tarso Sanseverino morreu em abril do ano passado

O livro busca destacar a vida e a obra do ministro Sanseverino. O primeiro volume é dedicado ao Direito Civil e reúne artigos nas áreas de contratos, danos morais, direitos reais, responsabilidade civil, família, doação e outros temas. Já o segundo abrange o Direito Empresarial, com textos sobre contratos empresariais, societário, insolvência e recuperação de empresas, direito do consumidor, processo civil e arbitragem.

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino morreu em abril de 2023, aos 63 anos. Integrante da 3ª Turma, da 2ª Seção e da Corte Especial do STJ, ele presidiu a Comissão Gestora de Precedentes e foi responsável por incentivar e viabilizar o surgimento de um sistema jurisprudencial mais robusto e adequado, a partir dos precedentes formados pelo tribunal.

Bacharel em Direito pela PUC-RS (1983), ele foi servidor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e do Tribunal Regional Eleitoral gaúcho antes de se tornar promotor de Justiça e, em 1986, ser aprovado em concurso para juiz de Direito. Desembargador do TJ-RS a partir de 1999, chegou ao STJ em agosto de 2010. O ministro era mestre (2000) e doutor (2007) em Direito pela UFRGS.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também

Não há publicações relacionadas.