Pesquisar
ESTÚDIO CONJUR

Leite, Tosto e Barros lança guia prático sobre arbitragem para celebrar 30 anos da lei

O escritório Leite, Tosto e Barros Advogados acaba de lançar o e-book 30 anos de arbitragem no Brasil: um guia de soluções para o futuro. A publicação, de autoria dos sócios Paulo Guilherme de Mendonça Lopes e Alexandre Paranhos Tacla Abbruzzini, serve como um guia prático para que empresas se atualizem sobre os mecanismos privados de resolução de disputas. O lançamento marca a comemoração do 30º aniversário da Lei de Arbitragem (Lei 9.307/1996), completado em setembro.

Reprodução

Leite, Tosto e Barros lança guia prático sobre arbitragem para celebrar 30 anos da lei

Baseando-se na experiência dos autores na condução de centenas de disputas empresariais complexas, o material oferece um panorama da evolução da arbitragem no país e orienta as companhias a se prepararem para o futuro com ferramentas mais eficientes na gestão de contenciosos.

Em declaração, Paulo Guilherme de Mendonça Lopes, que também é presidente da Comissão de Arbitragem da OAB-SP para o triênio 2025-2027, destacou a importância do momento: “A Lei da Arbitragem completa três décadas em 2026, um marco que representa oportunidade para que executivos se atualizem sobre as últimas perspectivas desses instrumentos”.

Brasil como referência global

O guia posiciona o Brasil como um player de destaque no cenário global de arbitragem, lembrando que o país figura entre os principais usuários da Câmara de Comércio Internacional (CCI) ao lado de potências econômicas consolidadas. Essa trajetória de sucesso, segundo a publicação, oferece lições valiosas sobre os fatores que impulsionaram a consolidação deste método de solução de conflitos.

“Organizações que compreenderem como aproveitar essa trajetória histórica estarão melhor posicionadas para enfrentar desafios futuros em seus negócios”, complementa Alexandre Paranhos Tacla Abbruzzini, que é membro efetivo da mesma Comissão de Arbitragem da OAB-SP.

Além de fazer um balanço histórico, o e-book detalha o uso de ferramentas integradas como dispute boards, cláusulas escalonadas e o desenho de solução de disputas (DSD). A publicação também aborda a importância de uma preparação minuciosa em procedimentos arbitrais para a construção de processos eficientes e previsíveis.

Por fim, o guia avalia as tendências que devem moldar o futuro da arbitragem nos próximos anos, incluindo o impacto de inovações tecnológicas e da inteligência artificial na gestão e resolução de conflitos.

Clique aqui para ler o e-book

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também

Não há publicações relacionadas.