Pesquisar
Estúdio ConJur

LBCA inova com o lançamento do Projeto SHIFT

Durante o Summit 2025 realizado nesta quinta-feira (16/10), no auditório do CIEE, a Lee, Brock, Camargo Advogados lança o Projeto SHIFT.

Nessa entrevista, o sócio da LBCA, Solano de Camargo, explica porque o SHIFT é diferente de todas as plataformas jurídicas que estão no mercado, já que permite que o jurídico acesse uma visão inovadora do começo ao fim do processo, com IA de ponta e integrada a mais de 60 soluções tecnológicas.

Leia, a seguir, os principais detalhes do projeto:

Quais são os objetivos do Projeto SHIFT?

Projeto SHIFT é o nome da metodologia criada pela LBCA visando organizar o contencioso do cliente de ponta a ponta, com o advogado no centro e a tecnologia de Inteligência Artificial como ferramenta. Nosso objetivo é simples de entender: unir estratégia jurídica, IA de ponta e ciência de dados para que o profissional acompanhe o caso desde a propositura até o relatório final, com visão integrada e tempo para pensar na estratégia.

Solano de Camargo explica o alcance do Projeto SHIFT
LBCA Advogados

Solano de Camargo explica o alcance do Projeto SHIFT

Há um equívoco comum no mercado: começar a implementação de IA pela escolha de qual modelo o escritório deve comprar. Nós fazemos o oposto. Começamos pela identificação das chamadas “dores procedimentais” do cliente, ou seja, eventuais gargalos no cadastro, triagem, análise de subsídios, posição do judiciário, atuação dos concorrentes, advocacia predatória, média de acordos, mapa de provas, produção de peças, gestão de prazos, cálculos, riscos e políticas de acordo, comunicação com clientes, reclamante, advogados, órgãos, condução de acordos e análise de provisão.

Para isso usamos Design Thinking (imersão no fluxo real de trabalho dos times internos e externos), depois o AI Project Canvas (definimos objetivos, riscos, métricas e limites através da aplicação combinada de diversas soluções específicas de IA), e só então entramos em Scrum (entregas curtas e iterativas de protótipos de ferramentas, aplicativos e soluções integradas entre os sistemas disponíveis) e Kanban (fluxo contínuo e transparente de melhorias de todos os protótipos).

Fechamos com a mensuração de resultados em tempo real, usando indicadores como tempo de ciclo, taxa de erros, impacto em acordos e satisfação dos clientes internos e externos.

Para sustentar tudo isso, investimos em letramento de toda a equipe, composta por aproximadamente 800 colaboradores formados pela nossa escola de inovação, a Akdia. Qualquer integrante pode desenvolver um protótipo que possa ter impacto nos trabalhos da LBCA, do cliente ou em operações conjuntas; quando o protótipo é aprovado, ele é elevado e sofisticado pelo nosso time de desenvolvedores e cientistas de dados da LBCA, que cuidam da eventual melhoria técnica do produto e de aspectos importantíssimos, como auditoria envolvendo a proteção da privacidade, sigilo e cibersegurança. Antes de chegar à operação, cada solução passa pela nossa área de Sandbox, onde é testada até provar valor e usabilidade no mundo real.

Que tipos de processos serão geridos pela SHIFT?

O projeto SHIFT atende tanto contencioso de massa quanto litígios estratégicos, com presença forte em áreas como processos cíveis, contencioso bancário, trabalhista e relações de consumo. Em ações repetitivas, por exemplo, o sistema ajuda a padronizar a análise de subsídios, acelerar minutas de acordo com o perfil do pedido, do julgador e das provas disponíveis, e identificar padrões decisórios, numa espécie de jurimetria aplicada ao caso concreto. Em disputas complexas, organiza mapas de provas, cruza documentos, sinaliza riscos e antecipa cenários de acordo.

O ponto é que tudo acontece numa mesma jornada integrada. Se há algum ponto relevante identificado pela IA, como ação que tenha PDFs manipulados ilegalmente, alegações que divirjam dos documentos apresentados ou padrões de fraude ocorridas em outros casos, o advogado é imediatamente alertado. Além disso, o provisionamento é atualizado em tempo real, de acordo com vários métodos contábeis.

Paralelamente, o time de acordo recebe insights e parâmetros, baseados no aprendizado das ferramentas, que permitem obter melhores resultados durante as negociações. Durante toda a jornada, a comunicação com o cliente fica alinhada ao que realmente está acontecendo no processo, em tempo real, com informações produzidas com o auxílio de IA. Dessa forma, o contencioso está conectado do começo ao fim.

Podemos dizer que ela será uma mudança na forma como a tecnologia vem sendo empregada pelos escritórios de advocacia? Por quê?

Do ponto de vista da LBCA, entendemos que é uma mudança sem volta, um verdadeiro ponto de não-retorno. Aliás, a verdadeira mudança já começa na ordem das perguntas que os advogados devem fazer, com relação ao uso de IA na advocacia moderna. Em vez de “qual modelo de IA devemos usar em nosso escritório?”, nós começamos por “qual problema no fluxo de trabalho nós precisamos resolver?”. Quando o foco está nas diferentes dores que aparecem no fluxo de trabalho, a tecnologia deixa de ser uma peça solta e passa a servir à estratégia dos advogados.

No dia a dia, isso significa menos tempo gasto com tarefas repetitivas e mais energia dedicada à estratégia, à produção da prova e à tomada de decisão. O jurídico deixa de operar de maneira fragmentada (um sistema para cada fase) e passa a atuar com visão única de caso, prazos, custos e oportunidades. O advogado volta ao papel de estrategista, e o escritório ganha escala sem perder qualidade.

Quais as bases de dados jurídicos utilizadas para treinar os modelos de IA da SHIFT?

Trabalhamos com dados internos e externos devidamente anonimizados, fluxos processuais padronizados e bases documentais autorizadas contratualmente pelos clientes, em conformidade com a LGPD. Evitamos o uso indiscriminado de bases públicas e não nos apoiamos em conteúdo protegido de forma inadequada. A cada projeto, nossa equipe técnica avalia origem, finalidade e risco dos dados.

Nosso objetivo não é “ensinar a máquina a decidir”, e sim apoiar o raciocínio do advogado com o uso de IA. Exemplo prático é que algumas de nossas soluções podem indicar que, em determinada comarca, certos pedidos têm maior propensão de serem julgadas desfavoravelmente aos nossos clientes, em função de uma determinada prova. Isso não substitui a análise jurídica, mas orienta a estratégia de nossos profissionais.

Além disso, o time de desenvolvimento e ciência de dados revisa a arquitetura técnica de cada solução para escolher a tecnologia certa para cada caso, com atenção a privacidade, sigilo, controle de acesso e boas práticas de cibersegurança.

Como será feita a validação dos resultados gerados pela SHIFT? Haverá revisão humana?

Sempre. O projeto SHIFT demanda que todos os mais de 60 projetos e produtos de IA atualmente utilizados pela equipe da LBCA sejam sempre assistidos e supervisionados. Toda sugestão (argumentos, cálculos, priorização de atividades, alertas etc) passa pela revisão de um advogado antes de seguir adiante. Na prática, isso cria um ciclo virtuoso, de modo que o profissional ajusta a entrega, explica a razão, e o sistema aprende com essa curadoria para melhorar os próximos resultados.

Antes de ir para a operação e ser adotada pelos sócios, cada nova solução que venha a ser criada fica no nosso sandbox, em que testamos usabilidade, precisão e aderência ao trabalho real. Somente depois desses testes e da mensuração de resultados (tempo de ciclo, qualidade das peças, impacto econômico, satisfação) é que a funcionalidade passa a fazer parte do fluxo padrão do projeto SHIFT.

Por fim, um ponto que consideramos essencial é o letramento contínuo de toda a equipe. Com a Akdia, todos os nossos colaboradores entendem quando e como a IA pode ser usada, quais limites devem ser observados e como documentar as escolhas feitas em cada etapa, mergulhando em temas que envolvem engenharia de prompts, programação no Code /low Code; assistentes de IA; automação, visual law, agentes de IA e RAG (Retrieval-Augmented Generation) e docling. Isso transforma a tecnologia em aliada da responsabilidade profissional, e não em um atalho frágil.

 

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também

Não há publicações relacionadas.