Três presidentes de seccionais da OAB debateram, nesta sexta-feira (24/10), o futuro da advocacia com o uso da inteligência artificial (IA) generativa no Direito. Eles falaram em um painel da Arena Jusbrasil, na Fenalaw, feira voltada às novidades e soluções tecnológicas do mercado jurídico.

Painel com presidentes de seccionais da OAB na Arena Jusbrasil, da Fenalaw
Leonardo Sica, presidente da OAB-SP; Erica Neves, presidente da OAB-ES; e Ingrid Zanella, presidente da OAB-PE, foram recebidos por Luiz Paulo Pinho, cofundador da plataforma de inteligência jurídica Jusbrasil. Paula Barreto também participou como representante da OAB-RJ.
Sica disse que a IA pode aprofundar as habilidades dos advogados: “Trabalhar com ‘robôs’ é um caminho irreversível. Entender em que pontos o humano performa melhor e onde o robô é melhor. Os profissionais que desenvolverem melhor essa parceria ganharão com isso.”
Neves afirmou que o uso da IA já é uma prática na OAB-SE. “Implementamos soluções com esta nova tecnologia na ordem e já tem gerado ganhos concretos, tanto na gestão quanto na relação com os profissionais”, explicou.
Já Zanella ressaltou que os advogados sempre serão protagonistas e nunca serão substituídos pela IA. “O caminho do futuro é nos aproximarmos desta tecnologia com segurança e torná-la acessível para todos”, completou.
Seja o primeiro a comentar.
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Fazer login