O mais importante (e acalorado) debate político, econômico e social em Portugal, agora, é o da migração. Enquanto o processo nacional replica polarizações similares a de outros Estados, com a lei de estrangeiros do governo do primeiro-ministro Luís Montenegro, vetada pelo presidente Marcelo Rebelo de Souza, mais de 1,5 milhão de estrangeiros residentes em Portugal, ou cerca de 15% da população, nos números da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima), têm o futuro em sobreaviso.

Vitalino Canas diz que evento irá debater “os caminhos possíveis para um Portugal mais justo”
Com o intuito de resgatar um espaço de diálogo comprometido com os factos e com o respeito mútuo entre Portugal e os seus imigrantes, o Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe) promoverá uma conversa entre vozes plurais da sociedade civil, académicos, políticos e representantes da comunidade imigrante. Intitulado “Fibe debate: imigração”, o encontro decorrerá em 9 de setembro, às 14h, com transmissão em direto no YouTube.
“O debate sobre os fluxos migratórios está vivo na maior parte dos países desenvolvidos. Mesmo os poucos que resistem tradicionalmente, como o Japão ou a Coreia, repensam as suas políticas, pressionados pela demografia e pela economia. Cegas às necessidades da economia, algumas forças políticas procuram explorar os medos que as mudanças sociais sempre suscitam, colocando os nacionais contra os estrangeiros. O assunto necessita de ser discutido, com franqueza e sem tabus ou demagogias. É nessa linha que o Fibe se coloca”, destaca o constitucionalista e presidente do Fibe, Vitalino Canas.
O “Fibe debate: imigração” propõe-se a ser um debate “honesto, crítico e construtivo”, exibido ao vivo, sobre “os caminhos possíveis para um Portugal mais justo, inclusivo e constitucionalmente fiel”, nas palavras de Canas, e, com apresentação de dados, receberá: Ana Rita Gil, professora auxiliar de Direito Internacional, Direitos Humanos, Direito da União Europeia e Direito Constitucional (FDUL); Bernardo Trindade, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal; José António Vieira da Silva, ex-Ministro da Segurança Social de Portugal (PS), e o deputado Ricardo Reis (Chega). A moderação será de Vicente Nunes, editor-chefe do Público Brasil. A live terá 90 minutos de duração.
Clique aqui para assistir ao evento
*Texto alterado às 11h45 do dia 9/9/2025 para correção de informações.
Seja o primeiro a comentar.
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Fazer login