Pesquisar
A vida como ela é

Desembargador transforma casos da Justiça em romances

21 de setembro de 2025, 15h45

A vida real, por vezes, parece inacreditável ou fantasiosa demais, como nos romances. É por isso que o desembargador Marcos André Chut, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, decidiu contá-la. O magistrado transformou casos que passaram por suas mãos nos quase 30 anos de serviço público em ficção no podcast O invisível contador de histórias, disponível no Youtube e no Spotify.

Marcos André Chut, desembargador do TJ-RJ
Reprodução/TJ-RJ

Desembargador Marcos André Chut traduz casos do Judiciário em romances

Com a ajuda dos filhos, Chut uniu a paixão por romances aos anos dedicados ao Direito — que inclui uma passagem pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como promotor e procurador de Justiça. A primeira história, chamada de O caso da flecha, já está disponível. O episódio é baseado em um caso real de um menor atingido por uma flecha em uma noite do Réveillon.

A iniciativa foi destaque recente na Band News FM, em entrevista concedida a Rodolfo Schneider, e também na coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo.

Os idealizadores usam inteligência artificial para transformar os textos dos carros em episódios narrados. Isso otimiza a criação dos conteúdos, de acordo com eles. A proposta é apresentar histórias com linguagem literária, mas sempre ancoradas em situações reais presenciadas no Judiciário.

Martina Colafemina

é repórter da revista Consultor Jurídico

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também

Não há publicações relacionadas.