O Instituto de Direitos Humanos João Cândido (IDHJC), em parceria com o Programa Direito e Relações Raciais (PDRR) da Universidade Federal da Bahia (UFBa), abriu prazo até 15 de outubro para o processo seletivo de uma obra coletiva em homenagem à professora Dora Lúcia Bertúlio. O livro, chamado Direito e Relações Raciais: Estudos em Homenagem à Professora Dora Lúcia de Lima Bertúlio, será organizado pelos professores Samuel Vida (UFBA) e Evandro Piza Duarte (UnB), junto com o advogado e doutorando Leonardo Queiroz (UnB).

A obra vai homenagear a professora Dora Bertúlio, que morreu neste ano
A coletânea vai reunir artigos das comunidades acadêmica e jurídica e de movimentos sociais que dialoguem com o legado da homenageada, uma das fundadoras do pensamento jurídico antirracista no Brasil. O lançamento está previsto para fevereiro de 2026, mês em que se completará um ano de sua morte.
Dora Bertúlio é uma das principais referências brasileiras no campo do Direito e das relações raciais. Autora da dissertação “Direito e relações raciais: uma introdução crítica ao racismo” (UFSC, 1989), ela foi uma das criadoras do SOS Racismo e personagem fundamental para a implementação das cotas raciais na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Sua atuação profissional extrapolou a academia: como procuradora da Fundação Cultural Palmares e consultora, trabalhou incansavelmente pela reparação histórica. Recentemente, integrou a Comissão de Juristas do Combate ao Racismo da Câmara dos Deputados.
Clique aqui para mais informações
Seja o primeiro a comentar.
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Fazer login