O advogado criminalista José Estevam Macedo Lima recebeu, na manhã desta segunda-feira (1º/6), a Medalha São Francisco de Assis, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

José Estevam Lima (esquerda) recebe homenagem de Salvino Oliveira
A homenagem foi entregue pelo vereador Salvino Oliveira (PSD) durante solenidade realizada no Plenário da casa, que também marcou o pré-lançamento do livro do advogado Opinião ou crime — até onde vai sua liberdade de expressão.
Especialista em Direito Penal, Direito do Entretenimento, liberdade de expressão e Direito Digital, Lima construiu sua trajetória profissional a partir de passagens pela Defensoria Pública e pela Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, preside a Comissão de Crimes Digitais e Liberdade de Expressão da Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim-RJ).
Ao longo da carreira, tornou-se conhecido por atuar em casos envolvendo proteção da imagem de artistas, ataques virtuais, defesa da honra e gestão de crises em redes sociais. Sua atuação no combate a perfis falsos, fake news, difamação e outras formas de violência digital lhe rendeu os apelidos de “advogado dos famosos” e “Xerife das redes sociais”.
Ao entregar a honraria, o vereador Salvino Oliveira destacou a trajetória profissional de José Estevam, marcada pela atuação em temas que ganharam centralidade no debate público nos últimos anos, como os crimes digitais, a proteção da honra e os limites da liberdade de expressão nas redes sociais.
“José Estevam é um grande criminalista que tem defendido, acima de tudo, a democracia e o Estado Democrático de Direito. Poder homenagear, nesta casa de leis, alguém com uma trajetória tão extensa pela luta pelos direitos fundamentais é sempre uma alegria”, afirmou o parlamentar.
Em seu discurso de agradecimento, José Estevam ressaltou a importância do reconhecimento recebido e relembrou o início de sua caminhada profissional.
“Obviamente, cada homenagem pela Câmara de Vereadores é muito importante na carreira de qualquer profissional, principalmente na trajetória de um advogado. Essa é a segunda medalha que recebo pela Casa e é muito significativa por ser concedida pelo vereador Salvino. A mesa do evento foi composta pelos meus primeiros chefes, que são defensores públicos. Salvino também é amigo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, e isso mostra o quanto é importante ajudar o próximo, fazer verdadeiramente algo pela população, pela sociedade. Então, para mim, é um reconhecimento muito importante diante da minha trajetória, ainda mais hoje, estando presidente da Comissão de Crimes Digitais e Liberdade de Expressão da Anacrim”, declarou.
Seja o primeiro a comentar.
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Fazer login