Lula diz que vai decidir sobre Battisti após publicação de acórdão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar que aguardará a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal sobre o caso do ativista político italiano Cesare Battisti para só então tomar uma decisão a respeito da extradição. “Não me importa o que disse o STF. Ele teve a chance de fazer e fez. Eu não dei palpite. A decisão é minha. Até lá não tenho comentários a fazer”, disse. As informações são da Agência Brasil.

Lula disse que sua decisão independe do entendimento do STF de que o presidente poderá ser responsabilizado caso não acompanhe a decisão da Corte.

Na quarta-feira (16/12), por votação majoritária, o Plenário do STF decidiu retificar a proclamação do resultado do julgamento do pedido de Extradição de Battisti, formulado pelo governo da Itália. A discussão teve como base o voto do ministro Eros Grau.

Se antes a maioria dos ministros entendia pela discricionariedade do presidente da República para efetuar a extradição, agora ficou fixado que o presidente não está vinculado a decisão do Supremo. Mas ele deve decidir o caso com base no tratado de extradição entre Brasil e Itália.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos ocorridos entre 1977 e 1979. O governo italiano pediu a extradição depois que ele foi preso no Brasil em março de 2007. Desde então, está na Penitenciária de Brasília. O Supremo decidiu pela extradição de Battisti, mas a decisão ficará a cargo do presidente.

Roland Freisler disse:
22 de dezembro de 2009 às 11:57

“Não me importa o que disse o STF. Ele teve a chance de fazer e fez. Eu não dei palpite. A decisão é minha." - que arrogância, que comentário chulo, e prepotente,digno de um Chávez ou qualquer outro presidente de república de bananas. Já pensaram se o Obama dissesse isso da Suprema Corte de lá?

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também