Ricardo Anafe recebe título de cidadão paulistano

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Mair Anafe, recebeu na noite desta sexta-feira (24/6) o título de Cidadão Paulistano, em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo.

Divulgação

Desembargadora Ana Liarte, citada no discurso de agradecimento de Ricardo Anafe, seu namorado, e vereador Fabio Riva
Divulgação

Nascido em 1959, no Rio de Janeiro, tornou-se bacharel em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, turma de 1981. Ingressou na magistratura em 1985, nomeado para a 5ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de Jundiaí. Nos anos seguintes atuou em Santa Fé do Sul, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Removido para o cargo de juiz substituto em 2º Grau em 2003. Tornou-se desembargador em 2008, assumindo coordenadorias e Presidência de comissões. Foi eleito presidente da Seção de Direito Público do TJ-SP para o biênio 2014/2015 e eleito e reeleito para o Órgão Especial em 2016 e 2018. Eleito para a Corregedoria Geral da Justiça no biênio 2020/2021. Assumiu a Presidência do TJ-SP neste ano.

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora federal Marisa Santos, presente no evento na noite de ontem, destacou em seu discurso que o título de cidadão paulistano é destinado a pessoas que atuam de maneira ética e promovem o desenvolvimento da cidade.

"É dessa forma que o desembargador sempre desempenhou suas funções, ao longo décadas de serviço público. Hoje, se torna um cidadão paulistano, não por nascimento, mas por merecimento reconhecido pela sociedade paulistana", declarou a magistrada.

Ela também elogiou o vereador Fabio Riva (PSDB), proponente da honraria e presidente da sessão solene, e lamentou o recente falecimento do vereador Arnaldo Faria de Sá (PP), coautor da homenagem.

"A iniciativa da Câmara constitui o reconhecimento público da envergadura desse grande paulistano, homem de competência rara, que com serenidade e inteligência destacada vem comandando, para nosso orgulho, o maior Tribunal de Justiça do país. Sorte da Corte que tem à sua frente um paulistano de coração, e agora legitimamente titulado, como o doutor Ricardo Mair Anafe", reforçou a desembargadora Ana Paula Zomer.

Para o juiz Alexandre Andreta, que também é assessor da Presidência do TJ-SP, "é um reconhecimento da grandeza da pessoa do presidente Anafe e suas qualidades para presidir o maior tribunal do país". "É um reconhecimento também por tudo que o doutor Ricardo fez e faz pela cidade de São Paulo", finalizou o desembargador Mauricio Pessoa, da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ-SP.

Estiveram presentes mais de 200 pessoas, entre elas autoridades civis e militares, incluindo representantes dos três poderes.  A advocacia foi lembrada, tanto na saudação de Anafe quanto de Riva, na pessoa dos advogados Monica e Oreste Laspro.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também