Pesquisar
Estúdio ConJur

Data comemorativa acerca da tolerância é celebrada em todo o mundo

A Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão da seccional de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) lançou nesta quinta-feira (16/11) a Carta em Comemoração ao Dia Internacional da Tolerância.

A comissão Especial de Direito dos Servidores Públicos da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais é presidida pelo advogado Humberto Lucchesi de Carvalho — Mestre e Especialista em Direito Administrativo pela UFMG, tendo como 1º vice-presidente Rafael Sacchetto Vieira Pinto. Humberto Lucchesi também é idealizador da Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB-MG.

A data magna em questão foi declarada em 16 de outubro de 1996, pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, com a denominação de Dia Internacional da Tolerância.

A carta reafirma a importância da luta contra qualquer tipo de intolerância, seja ela religiosa, de “raça”, econômica, por idade, social, cultural, sexual, entre outras diversas, que infelizmente estão presentes em nosso cotidiano.

O Dia Internacional da Tolerância exalta um marco extremamente positivo para a consolidação da Liberdade de Expressão, sendo essencial na promoção da criatividade, inovação e diversidade plural na sociedade, devendo, sim, ser celebrado para que não nos esqueçamos de proteger os direitos daqueles que desejam se expressar de acordo com sua própria vontade e consciência, até podermos chegar a uma sociedade mais equânime e amplamente justa.

Não basta apenas tolerar, é preciso cooperar, se abrir ao diálogo e, principalmente, respeitar.

Boa leitura.

Clique aqui para ler a carta no formato pergaminho em português
Clique aqui para ler a carta no padrão A4 em português

Clique aqui para ler a carta no formato pergaminho em inglês
Clique aqui para ler a carta no padrão A4 em inglês

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também

Não há publicações relacionadas.