Pesquisar
ESTÚDIO CONJUR

Gilmar Mendes lança nova edição do livro Controle de constitucionalidade em 16/10

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, lança na próxima quarta-feira (16/10) a segunda edição do livro Controle de constitucionalidade: aspectos jurídicos e políticos (SaraivaJur).

Divulgação

Lançamento ocorrerá na biblioteca do Supremo Tribunal Federal

O evento ocorrerá das 18h30 às 20h30 na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, no STF, Anexo II-A, 1º andar, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Publicado originariamente em 1990, Controle de constitucionalidade: aspectos jurídicos e políticos é fruto da dissertação de mestrado defendida por Gilmar Mendes na Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação do ex-ministro do Supremo José Carlos Moreira Alves.

A obra analisa o fenômeno da inconstitucionalidade das leis e dos atos normativos; examinando-o sob o prisma processual-constitucional sem descuidar do aviso de Hans Kelsen: a eficácia normativa da Constituição depende das formas processuais que disciplinam o controle de constitucionalidade.

Com essa lição e outras tomadas nas aulas de Klaus Schlaich (em Bonn, na Alemanha), Gilmar Mendes faz uma profunda exposição do estado da arte do controle de constitucionalidade brasileiro sob a Constituição Federal de 1988.

O ministro também mapeia os problemas estruturais de nosso modelo misto de controle e antevê soluções jurídicas que só muitos anos depois foram institucionalmente adotadas no Brasil — seja pela jurisprudência do STF, seja pela atividade legiferante do Congresso Nacional.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também

Não há publicações relacionadas.