Pesquisar
Setor fruticultor

Eduardo Diamantino palestra sobre oportunidades tributárias em feira internacional

O Brasil é o terceiro maior exportador de frutas do mundo, atrás apenas de China e Índia, com vendas que, desde 2019, superam a marca de US$ 1 bilhão por ano. Para falar sobre as oportunidades de crescimento no setor de fruticultura, o tributarista Eduardo Diamantino palestrou na segunda edição da feira Fruit Attraction, em São Paulo, na quarta-feira (26/3).

Eduardo Diamantino
Divulgação

Eduardo Diamantino fala durante o evento internacional em São Paulo

Com o tema “Imposto de menos, lucro de mais: a revisão de tributos que pode transformar seu negócio”, a apresentação destacou estratégias para empresários e produtores reduzirem sua carga tributária e aumentar a rentabilidade.

Diamantino explicou que, assim como em outros segmentos do agronegócio, muitos produtores acabam pagando mais impostos do que o necessário devido à complexidade da legislação brasileira.

“O Fisco tenta ampliar a arrecadação na base do ‘vai que cola’ e muita gente acaba reduzindo suas margens de lucro ou suportando prejuízos por causa disso”, afirma Diamantino, sócio do Diamantino Advogados Associados, especializado em agronegócio.

“Algumas revisões têm total amparo da Justiça e podem ser uma estratégia eficiente de competitividade”, acrescenta. A partir da reforma tributária, dependendo do faturamento, por exemplo, alguns produtores podem ser classificados como “não contribuintes”.

A palestra também tratou das alterações na legislação tributária. Segundo Diamantino, ao contrário da ideia de simplificação amplamente divulgada, a reforma não resultará, necessariamente, em uma redução da carga.

“Alguns setores que antes tinham isenção passarão a pagar impostos. Frutos de casca dura são um exemplo. E todo mundo irá suportar os custos de transição. Não é a reforma dos sonhos, nem será tão simples quanto se promete”, afirma Diamantino.

Organizada pela Ifema Madrid e Fiera Milano Brasil, a Fruit Attraction aconteceu de terça (25/3) a quinta-feira (27/3) e reuniu produtores, especialistas e executivos de empresas do setor. Foram 400 marcas expositoras de mais de 18 países. Em Madri, a feira chegou à sua 16ª edição.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também

Não há publicações relacionadas.