Justiça quebra sigilo bancário do padre Lancellotti

Foi determinada a quebra do sigilo bancário do padre Júlio Lancelloti. O padre afirma que há anos é extorquido por um ex-interno da Febem que, por sua vez, acusa o padre de manter relacionamento homossexual com ele. A informação foi divulgada pela Agência Estado.

O pedido de quebra de sigilo foi feito pela Polícia Civil e aceito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A Polícia fez o pedido após a prisão do ex-interno da antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) Anderson Marcos Batista, da mulher dele, Conceição Eleutério, e de Evandro dos Santos Guimarães. Os três são suspeitos de extorquir o padre nos três últimos anos. Outro acusado de envolvimento no crime, Everson dos Santos Guimarães, irmão de Evandro, está detido desde setembro.

Em depoimento à polícia, o ex-interno Batista disse que recebeu entre R$ 600 mil e R$ 700 mil do padre. Segundo o interno, o padre dava o dinheiro espontaneamente porque os dois mantinham um relacionamento sexual.

O ex-interno da Febem disse ainda ter ido com o padre a uma agência bancária do Santander/Banespa no Tatuapé, zona leste da capital paulista, para sacar R$ 40 mil, em outubro ou novembro de 2006. Também afirma ter comprado carros e uma televisão com o dinheiro que recebeu.

A.G. Moreira disse:
29 de outubro de 2007 às 22:38

Pela "conversa dos advogados dos bandidos", os criminosos estão virando vítimas, com direito a , elevadas , indenizações !!!

Luiz Garcia disse:
30 de outubro de 2007 às 09:47

Se o Padre Lancellotti, depois de anos e anos catando a escória humana pelas ruas, não fica livre de pedradas de bandidos que pegou no lixo, quem pode esperar alguma coisa decente dessa "sociedade" , por sua maioria, eleitora e adepta de políticos, padres e pastores "evangélicos" tão frágeis e sujeitos à falência humana como aqueles que recolhem das fossas sórdidas e fedorentas dessa mesma "sociedade"?

futuka disse:
30 de outubro de 2007 às 10:55

calma,,garcia(espero que não seja parente do famoso sargento), vc parece ter intimidades com o padre, não! Afinal eu creio que estamos assistindo ainda um momento das investigações,, todas eu disse tôdas as partes envolvidas devem ser ouvidas.
Pergunto:
-Vc já se apresentou no dp(?).
Se não:
-Pense mais baixinho..as autoridades estarão se incumbindo de exorcizar essa situação, basta quebrar o sigilo bancário "fica frio", Vai Dar tudo certo no final! "Dá um tempinho,né"

Dijalma Lacerda disse:
30 de outubro de 2007 às 11:28

Para a caracterização do crime de extorsão, pouco importa tenha havido relacionamento afetivo entre eles ou não.
O que importa, na verdade, é saber se o padre deu o dinheiro pressionado (extorquido) o não.
Uma coisa exsurge dessa história toda: quem mexe com m..... só pode sair fedendo. Rs...
Brincadeira à parte, haja o que houver ninguém poderá tirar o mérito do trabalho do Padre Lancelotti, elogiável sob todos os aspectos.
A Igreja não irá abandoná-lo, por certo !

sergio disse:
30 de outubro de 2007 às 11:50

Pessoal não vamos atirar pedras. Embora não tenha procuração do padre Júlio não devemos esquecer de seu trabalho diário em defesa dos direitos dos internos da antiga Febem.
Esse "problema" já era esperado a muito tempo, afinal como bem já disse o colega quem lida diariamente com M.... um dia acaba fedendo.
Lembran-se daquele episódio da Escola Base... pois é, todos acabaram atirando pedras e ao final o dono da escola era inocente.
Cautela e canja de galinha não faz al a ninguém.

vivi disse:
30 de outubro de 2007 às 12:38

Não querendo pré-julgar o padre, mas se ele sofria extorsçao por que demorou tanto tempo para denunciar os bandidos, por que pagou tanto e de onde veio esse dinheiro todo?????

Gilson Raslan disse:
30 de outubro de 2007 às 12:59

A mídia vem tratando o caso Pe. Lancelloti como se ele houvesse praticado pedofilia.

Se o tal Anderson está falando a verdade, tudo indica tratar-se de um relacionamento homossexual entre ele o o padre, prática que não configura crime, porque os dois são maiores.

Não sei a razão da mídia estar dando tanta importância a uma questão tão comum.

Zack disse:
30 de outubro de 2007 às 13:00

Aliás e a propósito, qual o "trabalho" do padre mesmo?
Explorar a situação do "povo da rua", o qual ele quer que nela permaneça para poder obter $$$, aparentemente utilizado para fins no mínimo questionáveis?
O trabalho dele, como dos petralhas em geral, é fazer autopropaganda, isso sim.
Tomara que colha aquilo que plantou.
Vai ser interessante decobrir de onde veio o $$$ "extorquido", montante que, a cada dia, aumenta mais.
Como alguém já mencionou, "extorsão" que dura anos e durante a qual o padre vai até uma concessionária comprar automóvel com o "agente" é absolutamente inusitada.
Por outro lado, as entrevistas do padre a respeito do assunto são patéticas.
Eta história mal contada.

Fantini disse:
30 de outubro de 2007 às 13:18

Toda a história pode ser resumida em dois provérbios da sabedoria popular:
Quem muito se abaixa mostra a b...(sem outras conatações, por favor)
Quanto mais mexe, mais fede!!!

francisco disse:
30 de outubro de 2007 às 13:41

Creio que todos querem evitar um julgamento precipitado, mas o montante pago e o tempo que durou a extorsão e, ainda, considerando-se que a vítima possui um caráter tão combativo e influência política que a diferencia do cidadão comum, fica difícil aceitar as explicações quanto aos motivos que a levaram a aceitar a extorsão. Essa história de que o Padre acreditava poder mudar o comportamento de seus extorsores, me parece um tanto fantasiosa. Concordo com os comentários de outros colegas no sentido de que o Padre está sendo poupado (recebendo tratamento diferenciado) por pertencer à Igreja Católica. Fossem líderes ou representantes de outras religiões, seriam execrados sem compaixão.

Richard Smith disse:
30 de outubro de 2007 às 14:13

Não amigo Francisco!

O Padre está sendo poupado por ser um PeTralha de esquerda.

Imagine-se se ele fosse da "Opus Dei" ou de qualquer outro movimento que pudesse ser qualificado de "de direita", como bem gostam de fazer os safados PeTralhas à espreita!

Já teriam havido manifestações de repúdio da OAB, do MST, da Pastoral disso e também daquilo, passeatas; teriam surgido depoimentos de internos da Febem de 10 anos atrás, bem como teriam surgido "milagrosamente" extratos bancários de sua conta, etc.. Ou não?

O fato é que a situação do religioso piora a cada dia. Primeiro declarou entrega de R$ 50 mil, depois, quando surgiu a história da Pajero, "retificou" para R$ 80 mil e agora, "lembrou-se" de que "pode ter sido" R$ 150 mil (puros esquecimentos, afinal, o que são R$ 30 ou R$ 70 mil para essa gente da "granolina" em caixas de uísque, dentro de cuecas e de maletas?!) tudo em dinheiro vivo (como "elles" não gostam de bancos, não?)

Que tudo seja adequada e justamente esclarecido e que depois, se culpado, vá para a cadeia o eventualmente pederasta e peculatário Padre.

Richard Smith disse:
30 de outubro de 2007 às 14:25

Ah, Dr. Raslan, por favor conte outra!

Em primeiro lugar, a maioria dos escândalos surgidos no clero (americano, principalmente) não diz respeito a PEDOFILIA (afeto desordenado por menores impúberes), mas sim de PEDERASTIA (afeto por jovens púberes, do mesmo sexo).

Em segundo lugar, um Sacerdote é um Sacerdote e não um filantropo e se isso ocorreu, houve uma violação seríssima, escandalosa, dos seus compromissos sacerdotais (isso afora que, para os Católicos, o exercício da pederastia constitui pecado gravíssimo, contra a Natureza).

Em terceiro lugar, a questão de fundo é outra: de onde veio o dinheiro entregue ao suposto extorsionista? (o seu advogado fala em R$ 700 ou 800 mil!!!)

O referido Padre recebe R$ 1 mil da Igreja e mais R$ 2 mil e poucos da antiga FEBEM. Como pode dispor de R$ 150 mil e nem "lembrar" direito?!

Será que a dinheirama grande, aplicada esse tempo todo no conforto do "correria" não teria provindo dos R$ 558 mil que a sua entidade recebe mensalmente da Prefeitura da Capital?

É isso o que tem que ser investigado pela Polícia. Agora, pelas autoridades da Igreja...

Só a Verdade disse:
30 de outubro de 2007 às 17:10

MEUS AMIGOS.
A IMPRENSA É FEITA TODA DE SERES HUMANOS ASSIM COMO EU E ASSIM IGAULA A VOCE TAMBÉM. ASSIM MUITOS ERROS PODEM ACONTECER.
VAMOS SUPOR QUE SEJA VERDADE AS ALEGAÇÕES POR PARTE DOS ACUSADOS, QUANTO AO DINHEIRO DE UM QUE FAZ O VOTO DE POBREZA, NÃO VOU " GASTAR SAL COM CARNE PODRE".
VEJAMOS SENHORES, NÃO SOU CONTRA NENHUMA IGREJA, PLACA, RELIGIÃO OU SEITA, MAS QUANTO A IGREJA CATÓLICA, ESTA PROIBE VEEMENTEMENTE O USO DE PRESERVATIVOS. PERGUNTO: SERÁ QUE SE CARO HOUVE MESMO AS INÚMERA RELAÇOES SEXUAIS, SERÁ QUE O PADRE CUMPRIU A DETERMINAÇÃO DA 'SANTA IGREJA'?
É SÓ PRA ME ESCLARECER. TENHO DÚVIDAS.

A.G. Moreira disse:
30 de outubro de 2007 às 18:10

Essa estória de que se o "padre" fosse "pastor crente" , seria execrado, é conversa de gente "crente inveterada" ( nada cristã ) ou de gente "espírita" , que mente dizendo-se cristã !!!

Portanto, credibilidade "ZERO" !!!

A.G. Moreira disse:
31 de outubro de 2007 às 10:40

Sra. afetada e transtornada,

Não é necessário conhecer, fisicamente, uma pessoa, para saber quem ela é :

SUAS PALAVRAS SÃO O AUTO-RETRATO!!!

A sua veemência em "punir" todo mundo, aparenta alguma "revolta" ou "carência" ( recônditas ) !!!

Tem tratamento para isso !!!

Vitor M. disse:
31 de outubro de 2007 às 12:44

Infelizmente, é um hábito do Sr. Moreira efetuar acusações e presunções sobre preferências sexuais, religiosas e políticas dos que simplesmente se opõem ao que ele diz. Longe de entrar no mérito dos seus comentários (dos quais, na maioria discordo), entendo que um pouco mais de educação por parte deste senhor é não só desejável, como obrigatória. Queira o senhor ou não, vivemos em uma democracia, onde as pessoas têm o justo direito de se opor às opiniões de outrem, sem por isso serem taxadas de "necessitadas sexualmente", "defensores de boiola", "petralha", "comunista enrustido", "interessado em safadeza" e por aí vai. O mesmo se diz quanto às preferências religiosas, cuja liberdade de escolha é um direito constitucional fundamental.

Complicado debater de forma construtiva quando algum dos envolvidos parte, freqüentemente, para a ignorância. Comento assiduamente no site e não raro me oponho ao que outros dizem, mas sempre com educação e decoro. O mesmo pode-se dizer da maioria dos que discordaram de mim, com excessão desse sr., dotado de uma personalidade, pelo visto, excessivamente belicosa e sem o mínimo de tolerância. Sempre o vejo comentar com o único objetivo de impor suas crenças religiosas e seus ideais políticos, muito raramente o vejo se ater às questões jurídicas das matérias, o que se conclui que: Ou este sr. é extremamente mal preparado ou é um fascista autoritário incorrigível.
Lamentável que isso aconteça, principalmente porque já vi membros serem censurados e até mesmo excluídos por muito menos do que este Sr. faz aqui.

CONJUR, ONDE ESTÃO OS SEUS MODERADORES???? O DEBATE É FUNDAMENTAL, MAS COM DECORO E CIVILIDADE!

A.G. Moreira disse:
31 de outubro de 2007 às 13:56

"Distinto" ,

"Vitor M. (Advogado Associado a Escritório)" ,

Lendo seu "comentário" ( que mais parece uma exigência , "democrática", de determinar ao CONJUR , a minha "exclusão" , pude avaliar, que os "pecados" de que me acusa , são cometidos, por sua pessoa, na extensão de todo o seu têxto !!!

Em momento, algum, escrevi, os termos , por si, citados :

1 - "necessitadas sexualmente", "defensores de boiola", "petralha", "comunista enrustido", "interessado em safadeza" e por aí vai."

2 - "é um hábito do Sr. Moreira efetuar acusações e presunções sobre preferências sexuais, religiosas e políticas dos que simplesmente se opõem ao que ele diz" .

3 - "o que se conclui que: Ou este sr. é extremamente mal preparado ou é um fascista autoritário incorrigível.
Lamentável que isso aconteça, principalmente porque já vi membros serem censurados e até mesmo excluídos por muito menos do que este Sr. faz aqui."

Isto significa, que o "distinto CENSOR" , está me confundindo com outra pessoa , ou, por não ter tido êxito em, debates (anteriores) com a minha pessoa , acredite que fazer calar as outras pessoas, seja uma maneira de ser ouvido !!!

Distinto, Sr.,
não obstante a sua indelicadeza, falta de respeito, acusações falsas e os nomes ofensivos que dirige à minha pessoa , não solicitarei à CONJUR que lhe exclua desta tribuna !!!

Vitor M. disse:
31 de outubro de 2007 às 15:20

Prezado Sr. AG Moreira (sem aspas pq. minha educação independe da atitude de outrem), não vou tomar o seu hábito de trocar intermináveis ofensas via internet. Meu comentário é claro o suficiente para não se quedar às suas distorções infantis. O CONJUR que as providências que achar cabíveis.

Sra. dalves, entendo que é de seu direito tomar as providências que ache cabíveis. Há muito este participante ofende os demais sem precisar de justo motivo para isso.

Felicidades a todos, principalmente ao "cri-cri" de plantão, que parece precisar disso desesperadamente, pois só a infelicidade explica tanto amargor e belicismo gratuito.

A.G. Moreira disse:
31 de outubro de 2007 às 15:52

Pelo que se pode vêr todos nós, nos "afetamos ou transtornamos" , com , pequenas coisas e o que é , mais interessante, por coisas que, sequer nos dizem , diretamente, respeito !!!

Não sou amigo , não conheço e nem concordo com a política, filosofia e "modus" de servir a Igreja do "Padre Lancellotti !!!

Entretanto, a minha preocupação é de não "condenar" , fora do tempo, uma pessoa que, ainda não teve oportunidade de se defender !!!

Gostaria de deixar claro que, ao defender "a causa" de uma pessoa , desconhecida , não tenho em mente me indispor com, outras pessoas, ainda que, também, desconhecidas .

Pois a discussão de teses, pontos de vista, princípios ou idéias , ( ainda que acirradas ) , não podem ser confundidas e direcionadas aos seus defensores .

Destarte, como prova de que, nada de pessoal ( nem ressentimento) existe, de minha parte para com os meus "discordantes"
*Sr. Vitor M.*
e *Sra. DALVES* ,
prometo, que, doravante,

não mais comentarei, qualquer opinião que os Srs. emitam nesta tribuna .

Celso Pereira da Silva disse:
01 de novembro de 2007 às 05:13

Lendo os comentários dos colegas, ofensas, apaixonadas e sumárias condenações e absolvições, me lembrei que quando eu era guri utilizava a expressão "votê", que significava uma exclamação de supresa e indignação, como "nossa", "sai de mim".

Bira disse:
03 de novembro de 2007 às 12:39

Todo mundo deveria ter um seu amigo oculto banca tudo. A receita fica atrás da classe média e a coisa rola solta com os amigos do poder.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também