Walmart será multado se voltar a vender produtos estragados

A Justiça de São Paulo concedeu liminar em que impõe multa de R$ 10 mil ao hipermercado Walmart por cada nova autuação de violação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Ação Civil Pública foi proposta pelo Ministério Público de Ribeirão Preto contra o Walmart. Quando for julgado o mérito da ação, a rede de supermercados pode ser condenada ao pagamento de uma indenização por dano moral coletivo de R$ 223 milhões. Esse pedido também foi feito pelo MP.

A ação foi promovida diante das inúmeras autuações que a vigilância sanitária fez ao Walmart da cidade de Ribeirão Preto, interior paulista. De acordo com o promotor de Justiça do Consumidor, Carlos Cezar Barbosa, entre as irregularidades constatadas destacam-se a remarcação de prazo de validade de produtos, exposição a venda de produtos perecíveis estragados e a venda de produtos com proliferação de fungos. De acordo com o MP, o hipermercado já sofreu pelo menos 14 autuações.

Para conceder a liminar, a juíza Carina Roselino Biagi, da 8ª vara Cível de Ribeirão Preto, considerou a grande quantidade de autuações lavradas pela Secretaria Municipal de Saúde no decurso de mais de dez anos, em razão de infrações a normas sanitárias. De acordo com os autos, vários ex-funcionários do Walmart relataram, em diversos processos trabalhistas, ações do hipermercado que infringem as normas sanitárias.

Leia aqui a íntegra da decisão.

Rogério Barbosa

é repórter da revista Consultor Jurídico.

Marcos Alves Pintar disse:
15 de abril de 2012 às 13:15

Aqui em São José do Rio Preto é a mesma coisa. Basta se verificar produtos frigoríficos armazenados para se constatar que foram descongelados e congelados novamente várias vezes. Cadê a vigilância aqui?

regina m.c. neves disse:
15 de abril de 2012 às 15:56

Nossa!! Que providencia heim??? Ele será multado ainda!? Nossa!! A empresa vende produto estragado para o consumidor e ainda vão verificar se será multado!!!! Hum!!! Lamentável!

Silvânia Klein disse:
16 de abril de 2012 às 06:54

Já fui vítima algumas vezes desse fato: bolo, carne, linguiça. Moro em Campos dos Goytacazes-RJ.Não reclamei à época, pois moro um pouco distante. Esclareço que os produtos supramencionados não mais adquiro em tal estabelecimento.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também