O ministro Lelio Bentes Corrêa tomou posse nesta quinta-feira (13/10) como presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em cerimônia feita de forma híbrida no plenário da sede da corte, em Brasília.

TST
O cargo foi transmitido pelo ministro Emmanoel Pereira, que presidiu o TST nos últimos oito meses. Após ser empossado, Corrêa deu posse ao ministro Aloysio Corrêa da Veiga no cargo de vice-presidente e à ministra Dora Maria da Costa, agora corregedora-geral da Justiça do Trabalho.
Em seu primeiro pronunciamento no cargo, o novo presidente agradeceu ao antecessor e fez uma forte defesa das instituições e do Poder Judiciário.
"Não há justiça sem juízes independentes, corajosos, comprometidos até as entranhas. Não há Justiça sem instituições fortes, que cumpram seu papel com zelo e destemor, respeitando certamente seu limite constitucional, mas indiferente às críticas acerbas e infundadas, nascidas no fel dos interesses contrariados.".
Corrêa manifestou preocupação com o aumento do número de denúncias de assédio eleitoral no ambiente de trabalho. "Violar o direito do trabalhador para escolher livremente seus representantes, ademais de atentar aos direitos da personalidade, fere de morte a Constituição e o regime democrático."
Em nome dos integrantes do TST, o ministro Vieira de Mello Filho saudou a nova direção. Ele elogiou a trajetória do ministro Lelio Bentes Corrêa, que dedicou grande parte da sua vida à erradicação do trabalho infantil no Brasil e no exterior e à defesa dos direitos humanos.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, também elogiou o novo presidente e afirmou que a entidade estará presente para garantir o fortalecimento da Justiça do Trabalho. "Estejam seguros de que podem contar com a OAB na luta pela conformação de uma sociedade justa e fraterna e pela consolidação dos direitos sociais."
Seja o primeiro a comentar.
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Fazer login