STF forma lista tríplice para ministra do TSE na classe de juristas

O Supremo Tribunal Federal formou nesta quarta-feira (6/9) a lista tríplice para a escolha de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na classe de juristas. A mais votada foi Marilda de Paula Silveira, com 11 votos, seguida de Daniela Lima de Andrade Borges e Vera Lúcia Santana Araújo, ambas com dez votos.

Fellipe Sampaio/STF

A ministra Rosa Weber comemorou a presença de três mulheres na lista
Fellipe Sampaio/STF

A lista será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem cabe fazer a indicação. Ao proclamar o resultado, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, disse estar muito satisfeita com o fato de a lista ser composta integralmente por mulheres.

As três já fizeram parte de listas anteriores enviadas ao Supremo pelo TSE para o preenchimento de vagas. A escolhida por Lula irá preencher o posto da ministra Maria Claudia Bucchianeri, que tomou posse em agosto de 2021. 

O TSE tem sete integrantes. Três vagas são destinadas a membros do STF, duas ao Superior Tribunal de Justiça e duas devem ser preenchidas por representantes da advocacia indicados pelo chefe do Poder Executivo. Nesse último caso, o nome é escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Supremo. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também