Será lançado no próximo dia 23, às 18h, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, o livro Constituição, Democracia e Diálogo — 15 Anos de Jurisdição Constitucional do Ministro Dias Toffoli.
A obra é coordenada pelo ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo, e por Daiane Nogueira de Lira e Alexandre Freire. Publicado pela Editora Fórum, o livro conta com relatos de juristas, políticos e personalidades sobre a atuação de Toffoli na corte.

Em 2024, o ministro Dias Toffoli completa 15 anos de Supremo
Toffoli assumiu uma cadeira de ministro do STF em 2009, na vaga aberta pela morte do ministro Menezes Direito. Ele deixou a Advocacia-Geral da União (AGU), onde estava desde 2007, para chegar à corte aos 42 anos, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que à época cumpria seu segundo mandato na Presidência da República.
Natural de Marília (SP) e graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Dias Toffoli, aos 50 anos, foi o mais jovem ministro a assumir a Presidência da Suprema Corte, no biênio 2018-2020. No período final de sua gestão, encontrou o desafio de manter o tribunal funcionando mesmo com a pandemia de Covid-19 que paralisava o mundo. Para tanto, investiu nas sessões virtuais das turmas e do Plenário.
Seja o primeiro a comentar.
Você precisa estar logado para enviar um comentário.
Fazer login