Rosa elogia TSE e comemora ‘vitória do princípio democrático’

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, celebrou neste domingo (30/10) a "vitória do princípio democrático" e a "consagração da vontade popular majoritária" após a conclusão do segundo turno das eleições.

STF

Ministra Rosa Weber, presidente
do Supremo Tribunal FederalSTF

Para a magistrada, apesar "dos tempos conturbados por intensa desinformação e exacerbada polarização", o Tribunal Superior Eleitoral conseguiu "velar pela normalidade e regularidade do processo eleitoral" e, assim, garantir "a certeza e a legitimidade dos resultados das urnas".

Rosa destacou o trabalho do ministro Alexandre de Moraes, presidente da corte eleitoral, que, segundo ela, teve "atuação exemplar nas eleições de 2022". Para a presidente do STF, a Justiça Eleitoral é um "patrimônio do povo brasileiro" e o sistema eleitoral é "motivo de orgulho e exemplo a ser seguido pela segurança e celeridade que imprime".

A ministra ressaltou a condução do processo por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais e de juízes, servidores, mesários e colaboradores. Por fim, agradeceu pelo trabalho da imprensa, das forças de segurança e dos observadores internacionais.

Na visão da magistrada, o momento atual tem "particular significação histórica" e exige a "reverência ao soberano pronunciamento quanto à escolha em eleições livres e por meio de um sistema eleitoral seguro, confiável e auditável", que atesta "a superioridade da ordem constitucional".

Rosa salientou que a convivência pacífica entre os opostos faz parte da democracia nacional. Ela convocou um esforço coletivo "em prol da união e do fortalecimento das nossas instituições em busca da paz, do desenvolvimento econômico e social, e dos avanços civilizatórios que todos almejamos".

A magistrada ainda afirmou que o STF continuará "firme e coeso na defesa da democracia e Estado democrático de Direito". Por fim, cumprimentou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB): "Desejo-lhes êxito e felicidade para o bem do povo brasileiro".

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também