Deferências ao decano

OAB homenageia Gilmar Mendes pelos 24 anos de atuação no STF

Antonio Augusto/STF

Gilmar Mendes completa 24 anos como ministro da Suprema Corte neste sábado (20/6)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil encaminhou nesta sexta-feira (19/6) um ofício ao ministro Gilmar Mendes em que parabeniza o magistrado pelos 24 anos de atuação no Supremo Tribunal Federal. No documento, a entidade ressalta a relevância da trajetória do decano da corte para a consolidação do Estado Democrático de Direito e para o fortalecimento das instituições brasileiras.

Assinado pelo presidente da OAB, Beto Simonetti, o ofício foi enviado após a sessão solene em que o STF prestou homenagem ao ministro pela marca de 24 anos no tribunal. A entidade destacou que, ao tomar posse, Gilmar Mendes imaginava permanecer no cargo por 12 anos, mas acabou completando o dobro desse período na Corte.

Defesa das instituições e da Constituição

No texto, a OAB faz referência ao discurso de agradecimento proferido pelo ministro durante a homenagem no Supremo. A entidade destaca a reflexão de Gilmar Mendes de que parte significativa de sua contribuição institucional pode estar relacionada não apenas ao que decidiu, mas também ao que ajudou a evitar em momentos de crise e instabilidade.

Segundo a Ordem, essa visão evidencia o papel das cortes constitucionais na proteção de direitos, garantias fundamentais e no funcionamento adequado das instituições democráticas. O documento também ressalta que o ministro participou de alguns dos mais importantes debates da vida republicana brasileira ao longo das últimas duas décadas.

Reconhecimento da advocacia

A OAB afirma ainda que Gilmar Mendes atravessou diferentes composições do STF e enfrentou períodos de elevada complexidade institucional, contribuindo para que as discussões envolvendo o Supremo permanecessem orientadas pelos princípios constitucionais.

Para a entidade, a atuação jurisdicional do ministro resultou em decisões consideradas marcos da jurisprudência nacional e exerceu influência sobre gerações de juristas. O documento também destaca sua participação na vida pública brasileira e seu papel na consolidação da democracia e das instituições republicanas.

Ao final da mensagem, a OAB manifesta reconhecimento pela trajetória do magistrado e deseja a continuidade de sua atuação em favor da Justiça brasileira.

Leia aqui a íntegra do ofício da OAB enviado ao ministro Gilmar Mendes

Karla Gamba

é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também