STJ indica Raul Araújo para suceder Mauro Campbell no TSE

O ministro Raul Araújo será o substituto do ministro Mauro Campbell no Tribunal Superior Eleitoral a partir de 1º de setembro. A indicação foi confirmada nesta quarta-feira (17/8), em comunicado feito pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins.

Lucas Pricken

Ministro Raul Araújo, do STJ, já atuava no TSE como integrante substituto
Lucas Pricken

A composição plena do TSE conta, sempre, com dois ministros do STJ, além de três do Supremo Tribunal Federal e dois advogados.

Um deles é o ministro Benedito Gonçalves, que substituirá Mauro Campbell na função de Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral.

Raul Araújo, que atuava como ministro substituto, por sua vez, passará para a composição titular. Para seu lugar, entrará como ministra substituta Maria Isabel Gallotti. O outro ministro do STJ substituto na composição do TSE é Paulo de Tarso Sanseverino.

A troca de ministros para atuar na Justiça Eleitoral ocorre porque eles têm mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois. A ordem, tradicionalmente, respeita o critério da antiguidade entre os membros do STJ.

Danilo Vital

é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Seja o primeiro a comentar.

Você precisa estar logado para enviar um comentário.

Leia também